Mesmo sem ter a experiência exigida, candidata da Funtrab é contratada para motorista de caminhão de cargas

Com ensino médio completo, casada e com três filhos adultos, a candidata Cristiane Ferreira de Araújo, 43 anos, há poucas semanas trabalhava em diversas residências como diarista para ajudar no sustento da família, obter a sua CNH-‘categoria D’ e conquistar seu emprego com carteira assinada. No início do mês, após custear com recursos próprios o total de 3 mil referentes ao processo de CNH, foi aprovada no exame final, após duas tentativas.

Ela acompanhava atentamente os anúncios sobre as vagas de empregos na Capital e resolveu se cadastrar no Feirão da Empregabilidade da Funtrab desta terça-feira (30). Vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), a Funtrab, alinhada à política de desenvolvimento das atividades produtivas do Estado, tem possibilitado a criação de postos de trabalho e de geração de renda, atua na intermediação entre o trabalhador e a vaga.

O intuito do Feirão da Empregabilidade é dar celeridade aos processos seletivos e aproximar empresas contratantes e trabalhadores que estão em busca por uma colocação no mercado de trabalho. Ao se cadastrar na Funtrab e com a Carteira de Habilitação recente, Cristiane tentou concorrer ao processo seletivo para a vaga de motorista de caminhão truck de uma empresa de materiais de construção. O caminhão truck é uma opção de grande porte, utilizada para o transporte de cargas da empresa.

A candidata tinha experiência apenas como frentista, operadora de caixa e o último emprego que teve foi o de diarista, para ajudar a cuidar da neta em sua residência. Apesar da vaga exigir no mínimo, seis meses de experiência no transporte de materiais de construção, Adriana Souza, a proprietária da empresa, entrevistou e decidiu contratar Cristiane para a função de motorista de caminhão, por acreditar no potencial da candidata. “Ela será a primeira mulher a assumir essa função na empresa. Apesar dos desafios diários num ambiente de trabalho considerado predominantemente machista, as mulheres, aos poucos, conquistam mais espaço no mercado de trabalho e provam que são qualificadas para assumir qualquer cargo e profissão que desejam”, aponta a empresária.

O diretor-presidente da Funtrab Ademar Silva Júnior lembra que a tendência é que a participação feminina aumente no mercado. “ Além de vencer paradigmas, o público feminino costuma ser reconhecido pelo cuidado e perfeccionismo. É preciso sempre investir em políticas públicas, conscientização e abordagem desses temas desde o primário, nas salas de aula”, pondera o dirigente.

As mulheres que conseguem vencer as barreiras do preconceito destacam o papel de inspirar outras profissionais. A recém-contratada Cristiane Araújo não cansa de fazer planos, como o de conquistar o sonho da casa própria. “ A dica é, se você propõe a fazer algo, nunca desista, pois só assim conseguimos mudar a nossa realidade”, aconselha.

Cláudia Yuri, Funtrab

Foto: Luiz (Xuxa)

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
18°C
77% 0% 4m/s 240deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS