A população sul-mato-grossense deve se preparar para mais uma nova onda de calor extrema, que podem fazer as temperaturas alcançarem os incríveis 47°C. Essa situação deverá acontecer pela atuação de uma massa de ar quente que vai cobrar praticamente todo o Estado nos próximos dias, principalmente no fim de semana.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), entre os dias 10 e 20 de novembro, o bloqueio atmosférico – aliado ao sistema de alta pressão – irá favorecer a presença da intensa onda de calor e as temperaturas máximas podem ficar na casa dos 40°C a 45°C, podendo chegar até os 47°C citados na região de Corumbá.
“Além do calor intenso, a previsão indica baixos índices de umidade relativa do ar, entre 10% e 30%, e não há probabilidade de chuva para os próximos dias”, destaca a nota do Cemtec.
Nesta terça-feira (7), Campo Grande voltou a registrar impressionantes 38,5°C e com 13% de umidade relativa do ar. Ontem, na segunda-feira (6), a meteorologia indicou que a cidade teve o menor índice de umidade relativa do ar, constando apenas 11%.
“Quando a umidade do ar baixa de 20% já é considerado estado de alerta e ficando aquém de 12%, a situação é de emergência”.
Ainda conforme o Cemtec, Coxim teve 8% de umidade relativa, número considerado o menor em Mato Grosso do Sul neste ano.