Moradores citam podridão de esgoto e MPE apura emissão de gases nocivos no Los Angeles

Ministério Público Estadual abriu inquérito civil para apurar reclamação de moradores sobre cheiro ruim vindo da Estação de Tratamento de Esgoto no Jardim Los Angeles, em Campo Grande. 

A divulgação da investigação foi publicada em Diário Oficial do MPMS desta segunda-feira (4). Consta que a apuração partiu de reclamação sobre o mau cheiro feitas moradores da região. Sendo assim, o objeto do órgão será apurar a regularidade do tratamento e disposição final do esgoto coletado e tratado na ETE Los Angeles. 

Ainda segundo divulgado, a concessionária Águas de Guariroba é que figura como investigada. Foi detalhado também que será investigada a possível emissão de gases nocivos à saúde. 

A apuração ficará a cargo da Promotora de Justiça Andréia Cristina Peres da Silva, da 42ª Promotoria de Justiça de Campo Grande. 

Resposta 

A concessionária de água esclareceu que as ‘’ETEs’’ da Capital são outorgadas pelo Instituto de Meio Ambiente do MS, o Imasul e licenciadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, a Semadur. 

Ainda conforme a empresa, todas as fiscalizações feitas pelos órgãos competentes constataram que a eficiência e regularidade das estações estão dentro dos parâmetros legais. Também observou que a emissão do biogás na ETE é submetida ao método de combustão direta, conforme recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. 

”As operações possuem um rigoroso controle operacional e de qualidade, atestado por laboratórios de excelência acreditados para Ensaios de Proficiência – certificação concedida por órgãos internacionais de confiabilidade dos resultados analíticos”, garantiu a empresa. 

A Águas de Guariroba comentou que todos os dados operacionais e de qualidade serão enviados periodicamente para a Semadur e Agereg. 



Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
21°C
64% 0% 5m/s 250deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS