O município de Aquidauana, distante 120 quilômetros de Campo Grande, registrou a temperatura mais elevada do ano em Mato Grosso do Sul nessa semana, conforme levantamento dos técnicos do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). A máxima em Aquidauana atingiu 42,8°C na segunda-feira (23), sendo a maior do País para essa data.
Outras cidades que registraram calor forte nos últimos dias foram: Rio Brilhante (40°C), Paranaíba (41.1°C), Porto Murtinho (41.6°C), Três Lagoas (42°C), Água Clara (42.1°C), Corumbá e Coxim (42.5°C). No geral, as temperaturas máximas têm ficado acima de 37°C em todas as regiões do Estado no mês de outubro, conforme dados do Cemtec/MS.
“Essa onda de calor é favorecida pela atuação de massas de ar quente e seco, ou seja, bloqueios atmosféricos que inibem a formação de nuvens e chuvas”, explica a coordenadora do Cemtec/MS, Valesca Fernandes.
Mas a previsão é de que a situação amenize com a chegada de uma frente fria nessa quinta-feira (26), que deve derrubar a temperatura e provocar chuvas que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Na sexta-feira (27) deverá ocorrer uma queda das temperaturas, principalmente na metade sul do Mato Grosso do Sul.
Texto: João Prestes