Municípios de MS registram o fenômeno climático 'Chuva preta'

Moradores dos municípios de Eldorado e Japorã registraram, nesta sexta-feira (13) e também neste sábado (14), um fenômeno chamado de ‘chuva preta’.

Alguns moradores que já sabiam que o fenômeno poderia ocorrer a qualquer momento, usaram baldes e vasilhas para captar a água da chuva. Outros foram pegos de surpresas e ficaram assustados ao notar a coloração escura da água.

“A gente nunca viu algo parecido, soubemos que era essa chuva preta por causa da mídia. A piscina também ficou toda preta, parece que tem lama ou barro no fundo de tão escuro que está. A princípio a gente ficou assustado porque não sabemos o que está por vir, e agora vem tudo isso em relação às queimadas. O coração fica bem apertado”, disse uma moradora.

“Eu estava esperando por essa chuva e limpei a caixa que uso para pegar água para irrigação. Pela manhã, observei e vi que a água estava escura”, disse Adilson Fenandes de Souza, morador de Japorã.

Água é imprópria para consumo

Segundo publicado pelo site da Istoé, a presença de fuligem na atmosfera, que afeta a coloração da chuva, pode trazer consequências para a saúde. Por ter partículas poluentes, essa água é imprópria para consumo humano e animal, sendo importante lavar os recipientes que tiveram contato com ela.

Além disso, segundo os especialistas, ela também pode contaminar o meio ambiente. “Para o meio ambiente pode ser prejudicial ao crescimento e desenvolvimento das plantas, liberando substâncias tóxicas. Além disso, corpos d’água como rios e lagos podem ser contaminados, afetando a fauna aquática e a qualidade da água para consumo”, afirma Rodrigues.
Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) coletaram amostras da “chuva preta” em Porto Alegre na quinta e sexta-feira.

“A água estava bem escura e com muitas partículas densas. A concentração de partículas sólidas era sete vezes maior do que o registrado em chuvas normais”, explica Louidi Lauer Albornoz, coordenador técnico do IPH.
A análise ainda é preliminar e os resultados completos do estudo devem ser concluídos na próxima semana.



Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
38°C
20% 0% 8m/s 350deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS