Negociações entre Sindicato dos Atores e estúdios são prorrogadas

Contrato expirava em 30 de junho, prazo original para entrarem em um novo acordo

Por enquanto, os atores não entrarão em greve em Hollywood. Representantes do Sindicato dos Atores (SAG) e da associação dos estúdios e emissoras (AMPTP) anunciaram na última sexta (30) que prorrogaram a data de validade do contrato, que antes expirava em 30 de junho.

De acordo com a Indie Wire, as duas partes concordaram em prorrogar as negociações até 12 de julho, e este passou a ser o novo prazo para o contrato entre eles.

Em carta aberta, os líderes do SAG afirmaram que a decisão nasce da intenção de “esgotar todas as possibilidades de alcançar um contrato justo que nós demandamos e merecemos”, e que a prorrogação não deve ser encarada como sinal de fraqueza: “nós vemos e ouvimos vocês. Nós somos vocês”.

As negociações estão em curso desde 7 de junho. Antes de se sentar à mesa com a AMPTP, 98% dos membros do SAG já expressavam desejo de aderir a uma greve. Com o passar das semanas, o sentimento foi enfatizado: recentemente uma carta assinada por centenas de atores, entre os quais Meryl Streep e Jennifer Lawrence, dizia que os membros do SAG estavam dispostos a sacrifícios que talvez a própria liderança não estivesse.

Embora os pontos em debate não sejam de conhecimento público, sabe-se que estão na mesa o aumento do salário mínimo, regulação de testes gravados pelo próprio ator e melhorias nos chamados residuais — isto é, a compensação financeira pela exibições de séries e filmes em diferentes plataformas.

O momento é realmente delicado em Hollywood. Ainda que o Sindicato dos Diretores (DGA) tenha assinado um novo contrato e evitado uma paralisação, o Sindicato dos Roteiristas (WGA) está ativamente em greve desde 1º de maio. Isso gerou a interrupção no desenvolvimento e na produção de filmes e séries de todos os grandes players.

A última vez que o Sindicato de Atores entrou em greve foi nos anos 1980. A paralisação durou pouco mais três meses e incluiu um boicote ao Emmy, durante as negociações por residuais nos VHS.

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
32°C
37% 100% 8m/s 310deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS