Você conhece alguém que tem mieloma? Sabe do que se trata e quando suspeitar? Neste episódio, o Hematologista, Thales Dalessandro Meneguim Pereira, fala sobre Mieloma Múltiplo.
Você conhece alguém que tem mieloma? Sabe do que se trata e quando suspeitar? Neste episódio, o Hematologista, Thales Dalessandro Meneguim Pereira, fala sobre Mieloma Múltiplo.
O Mieloma Múltiplo é um câncer originado em uma célula da medula óssea, chamada de plasmócitos, responsáveis pela produção de anticorpos para a defesa do organismo. Por alguma razão que a medicina ainda não consegue explicar, nesse câncer, os plasmócitos se multiplicam de forma descontrolada, gerando um único tipo de anticorpo e afetando órgãos como rins e ossos, e ainda pode causar a anemia.
Quais são os sintomas?
Sintomas incluem:
- Nos ossos. Podem ocorrer a dor óssea e risco de fraturas patológicas, que são fraturas que acontecem com um impacto muito leve ou até mesmo sem nenhum impacto,
- No sangue, se o mieloma causar anemia, irão aparecer sintomas típicos de anemia, como fadiga e sonolência, e quando atinge os rins, náuseas, vômitos e inchaço.
- Nos rins. No caso que afeta os rins, os sintomas mais comuns são náuseas, vômitos, perda do apetite e inchaço pelo corpo. Uma outra alteração frequente é o aumento de cálcio que pode causar confusão mental e desconforto urinário.
Vale lembrar que nem todos os sintomas ocorrem em todos os casos, por isso, a suspeita exige avaliação médica.
Fatores de risco
Ainda não se sabe exatamente qual a causa do mieloma, mas sabemos que ele é mais prevalente em algumas pessoas, ressaltando algumas características, os chamados fatores de risco, no caso mieloma eles incluem:
- Idade acima de 60 anos,
- Etnia negra
- Histórico familiar de mieloma
Diagnóstico
O diagnóstico envolve exames de sangue e urina, geralmente requisitados por um hematologista. Além disso também é feito a partir da detecção de lesões do órgão alvo e pela investigação da medula óssea
Tratamento
O tratamento pode ser feito com quimioterapia isolada ou quimioterapia seguida de transplante autólogo de células-tronco, utiliza-se a própria medula óssea do paciente para fazer o transplante.
Vale lembrar que mieloma múltiplo é uma cancer não tem cura, é uma doença crônica como qualquer outra, e o tratamento é feito para diminuir ou reverter as lesões do órgão alvo, para permitir que o paciente viva mais e com melhor qualidade de vida.
Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda no youtube.
Fonte: Brasil 61