Muitas vezes nos deparamos com posts no facebook ou instagram a respeito de algum animal que está machucado e a pessoa não sabe o que fazer. Infelizmente Mato Grosso do Sul, principalmente Campo Grande, onde existe uma demanda maior, não possui clínica veterinária municipal ou estadual. As pessoas costumam recorrer às ONGs da causa animal para resolver a situação, mas essas ONGs praticamente estão de mãos atadas, sem nenhum apoio do poder público, seja financeiro ou de estrutura para fazer resgates. E quem acaba fazendo todo o trabalho são os protetores voluntários das ONGs ou os protetores independentes, que abrigam dezenas de animais na sua própria casa.
O que você pode fazer quando encontrar um animal perdido ou machucado?
Resgatar o animal, levá-lo até uma clínica e compartilhar nas redes sociais para encontrar o dono ou adotante. E depois pedir ajuda financeira para pagar a clínica via facebook, instagram e whatsapp. Parece difícil? E é! Por isso esses protetores e ONGs merecem todo o reconhecimento. Não ganham absolutamente nada, só dor de cabeça, dívidas e doenças como depressão por exemplo. Essas pessoas deixam de viver praticamente para fazer o serviço que cabe ao poder público. Muitas vezes fazem rifas para pagar as dívidas nas clínicas, ou então para comprar ração e remédio para os animais resgatados.
A ONG Abrigo dos Bichos é pioneira no Estado de Mato Grosso do Sul, e apesar do nome, não possui área de recolhimento para animais (canil/gatil), mas colabora com o poder público na adoção de novas políticas de saúde pública para a Causa Animal, a fim de combater os maus-tratos cometidos pelos próprios tutores contra os animais domiciliados bem como contra o abandono de animais nas ruas das cidades. “Há de se adotar com urgência campanhas sérias de castração massiva e de conscientização dos princípios básicos de guarda responsável” é o que diz Maria Lucia, presidente da ONG Abrigo dos Bichos.
Sobre o CCZ
Resposta da Prefeitura de Campo Grande
Hospital veterinário da UFMS
Abaixo algumas ONGs caso queira ajudar, sendo voluntário ou com doação de dinheiro ou ração.
Cão Feliz
www.facebook.com/caofeliz.ong
Fiel Amigo
www.facebook.com/fielamigoBR
Abrigo dos Bichos
www.facebook.com/AbrigoDosBichos
Vira-latas MS
www.facebook.com/groups/575389409815487/
Amicats
www.facebook.com/ongamicats