Com 85% de execução, as obras do Hospital Regional de Dourados estão em pleno andamento, trazendo boa expectativa para 34 municípios da região que serão beneficiados com o novo complexo de saúde – ao lado do hospital está em construção o prédio do Centro de Diagnósticos e Especialidades Médicas. O objetivo das obras é proporcionar um atendimento de qualidade à população, além de fortalecer a estrutura de saúde da região.
Os empreendimentos, que ocuparão uma área de aproximadamente 67.500 metros quadrados, estão sendo construído às margens da BR-463, em uma região estratégica para facilitar o acesso dos pacientes. Tanto o Centro de Diagnósticos quanto o o hospital servirão como referência para casos de média e alta complexidade de municípios da Grande Dourados, do Conesul e da Faixa de Fronteira.
A engenharia e a qualidade dos serviços têm sido cuidadosamente consideradas durante todo o processo de construção. As obras são supervisionadas por equipes técnicas da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), compostas por engenheiros e outros profissionais da construção civil, que garantem a aplicação das melhores práticas e normas técnicas nas obras.
Hospital Regional de Dourados
Entre recursos estaduais e federais, empenhados por meio de emendas parlamentares, as obras do hospital demandam investimento de R$ 34,4 milhões. Conforme projeto, o prédio de 7.547 metros quadrados está dividido em três blocos e dois pavimentos. São 80 leitos, incluindo 21 leitos não censáveis (de apoio) e 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sendo 10 adultos e 10 pediátricos, além de quatro salas cirúrgicas e toda a estrutura administrativa.
A construção tem sido acompanhada de perto pelas autoridades estaduais e federais. Em abril, os secretários estaduais de Saúde, Maurício Simões, e de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, vistoriaram o canteiro de obras para verificar a qualidade dos serviços. O superintendente do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, Ronaldo de Souza Costa, também passou pelo local no início deste mês.
“O governador Eduardo Riedel tem dito para nós: ‘acompanhem a obra para que ela tenha qualidade’. E essa obra do Hospital Regional de Dourados está sendo feita nos padrões de qualidade. Queremos acelerar a entrega para que a Saúde possa assumir esse hospital o quanto antes. É uma obra emblemática que logo estará à disposição da população”, destacou Peluffo em abril, quando vistoriou o canteiro.
Centro de Diagnósticos e Especialidades Médicas
Ao lado do Hospital Regional de Dourados, a obra de construção do Centro de Diagnóstico e de Especialidades Médicas segue cronograma para atender toda a população dos 34 municípios da região, que gira em torno de um milhão de habitantes. O prédio terá 3.090 metros quadrados.
Com investimentos de R$ 17,5 milhões – recursos estaduais e federais, empenhados por meio de emendas parlamentares -, a unidade deverá fazer retaguarda diagnóstica ao futuro Hospital Regional de Dourados.
No setor de diagnósticos, o centro de saúde será composto por aparelhos e equipamentos de última geração. Em um único local, a população terá acesso a exames de tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética, ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia, Raios-X digital, dopplervelocimetria, laboratório de análises clínicas, teste ergométrico, holter 24 horas, eletroencefalograma, eletrocardiograma, densitometria óssea, entre outros.
Já o departamento de especialidades médicas terá perfil ambulatorial, de caráter regionalizado, inserido na rede de Serviços do SUS – Sistema Único de Saúde. A unidade deverá ter espaços para consultas especializadas e procedimentos ambulatoriais.
Bruno Chaves, Comunicação Seilog
Fotos: Chico Ribeiro
Fonte: Agência Brasil