Paciente denuncia demora no atendimento em farmácias do SUS em Campo Grande

Um paciente da rede pública de saúde denuncia a demora no atendimento em farmácias de unidades de saúde e do CEM (Centro de Especialidades Médicas) de Campo Grande. Em relato, o homem, de 52 anos, que preferiu não se identificar, conta que precisou esperar por quase uma hora para retirar um remédio, já que foi informado que o sistema de registros havia mudado e que os atendentes não tinham total domínio do sistema. 

Segundo denúncia, o homem esteve em uma UBS para a retirada do medicamento, mas foi informado que lá não havia a medicação e foi orientado a ir ao CEM, local onde encontrou um aviso sobre a demora e foi informado da mudança no sistema. 

“Eu estive na UBS e lá não tinha medicação, o atendimento também muito demorado e me falaram que encontraria no CEM. Ao chegar lá, por volta de 13h30, tinham umas 20 pessoas na fila de atendimento normal, com 2 guichês atendendo. Com a demora, sai de lá 16h30”, relata.

Conforme o paciente, os atendentes do local informaram que todas as farmácias da rede pública estavam nessa situação, já que houve a troca de sistema e que foram pouco treinados para operar a nova ferramenta. 

“Me informaram que está assim em todas as farmácias, devido à troca de sistema e o pouco treinamento que tiveram, então não tiveram como aprender a operar a nova ferramenta e o tempo de treinamento não foi suficiente. Além disso, os servidores demonstram total desconhecimento de como operar o novo sistema implantado”, conta.

Após a reclamação e o pedido de ajuda do paciente sobre o caso da demora no atendimento nas farmácias da rede pública, a reportagem do TopMídiaNews procurou a SESAU (Secretaria Municipal de Saúde Pública) da Capital, que explicou a situação por meio de uma nota:

“A SESAU informa que o Sistema Hórus, do Ministério da Saúde, foi implantado no fim de semana, portanto não é de se estranhar que os servidores venham tendo dificuldades para lidar com a nova configuração. Todos os servidores passaram por treinamento e vem sendo acompanhados pela coordenação da rede de atenção especializada – CRAE, e pela coordenadoria de rede de assistência farmacêutica – CRAF.”
 
O que é o sistema HÓRUS: 

É utilizado para gerenciar o fluxo dos medicamentos e insumos utilizados no tratamento de agravos específicos contemplados em Programas Estratégicos do Ministério da Saúde, na rede estadual e municipal, contribuindo para qualificar a gestão e atenção à saúde.



Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
24°C
69% 100% 6m/s 180deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS