Dentre os relatos, tem uma paciente de 44 anos que está na unidade de saúde desde às 23h
A segunda-feira (10) se iniciou com espera de pacientes para transferência via ambulância na UPA das Moreninhas (Unidade de Pronto Atendimento), localizada no bairro homônimo, em Campo Grande. O primeiro caso relatado é de uma mulher de 44 anos que estava com trauma na cabeça, vomitando e delirando. Ela está na unidade de saúde desde às 23h do domingo (9).
A filha que está acompanhando a paciente é a garçonete Stehefanny Brandão Marques, de 21 anos. Ela contou que a mãe está na área vermelha da UPA e que saiu vaga para o Hospital da Santa Casa de Campo Grande. “Não tem Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] para levar. E eles não deixam levar de carro porque é perigoso”.
A outra situação envolve um homem que está em estado grave para a UPA da Moreninha. Ele está com suspeita de TCE (traumatismo cranioencefálico). O paciente também tem vaga na Santa Casa e aguardava há cerca de quatro horas.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) da Prefeitura de Campo Grande informou que realiza cerca de 100 atendimentos como este por dia. Em relação ao caso do homem com TCE, foi informado que ele estava na prioridade para transferência.
- Fonte: Campo Grande News