O Palmeiras recebeu o Flamengo na noite deste sábado (8/7), no Allianz Parque, pela 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O time de Abel Ferreira até saiu na frente, com Dudu, mas Arrascaeta deixou tudo igual no segundo tempo: placar de 1 a 1.
A partida, entretanto, ficou marcada pelas duas interrupções na etapa inicial. Confusões no entorno do estádio palestrino foram contidas com gás de pimenta pela PM — e os efeitos foram sentidos pelos atletas dentro de campo. Ao total, o jogo ficou parado por sete minutos por conta do episódio.
Com o resultado, o por enquanto quarto colocado Verdão não conseguiu ultrapassar o próprio Fla na tabela de classificação. O Alviverde foi aos 24 pontos, em campanha de seis vitórias, seis empates e duas derrotas. O time de Jorge Sampaoli — que vai dormir na vice-liderança —, por outro lado, soma agora 26: oito triunfos, dois empates e quatro reveses.
Na próxima rodada do Brasileirão, o Palmeiras vai até o Beira-Rio para encarar o Internacional, às 18h30 (de Brasília) do domingo. O Flamengo, por sua vez, tem clássico pela frente: enfrenta o Fluminense, no Maracanã, às 16h do mesmo dia.
As duas equipes, entretanto, voltam suas atenções para a Copa do Brasil no meio de semana. Após perder por 1 a 0 no Morumbi, o Verdão recebe o São Paulo no Allianz Parque, às 20h da quinta-feira. Por outro lado, o Rubro-Negro vai até a Ligga Arena, antigamente conhecida como Arena da Baixada, para tentar manter sua vantagem diante do Athletico-PR: venceu a ida por 2 a 1, no Maracanã. A partida será às 21h30 da quarta.
Com menos de um minuto de jogo, a primeira chegada do Palmeiras. Dudu fez cruzamento venenoso para a área e Artur chegou finalizando, mas Matheus Cunha defendeu em cima do lance. O Verdão começou controlando o jogo, dominando as ações, mas o Flamengo assustou em contra-ataque rápido — que culminou em finalização prensada de Cebolinha.
Na sequência do confronto, muitos erros de passe dos dois lados, em bolas predominantemente esticadas. Após pausa decorrente da primeira interrupção pelos efeitos do gás de pimenta, fora do estádio, Raphael Veiga assustou em chute de longe.
Aos 23, o gol. Rony brigou de cabeça em cima, após cruzamento de Mayke, e Matheus Cunha tirou em cima da linha. Na sobra, Dudu conferiu às redes: 1 a 0.
Três minutos depois, nova interrupção pela ardência nos olhos dos atletas — dessa vez, a partida demorou quatro minutos para recomeçar.
Na reta final da etapa, Éverton Cebolinha, por duas vezes, levou perigo ao gol de Weverton. Nada que alterasse o marcador, entretanto, ao apito parcial de Ramon Abatti Abel.
No segundo tempo, o cenário se inverteu: se antes o Flamengo não conseguia ficar com a bola, no início da etapa final era o Palmeiras que tinha dificuldades em reter posse. Pouco a pouco, o time de Abel Ferreira foi retomando um pouco do controle da partida: aos 19, Mayke recebeu livre na lateral e fez cruzamento perfeito para Piquerez — o uruguaio, entretanto, chutou forte demais.
Quando Artur sentiu lesão e pediu para sair, a estratégia do Alviverde no segundo tempo ficou clara: isso porque, para o lugar do atacante, Abel acionou o zagueiro Murilo. O Flamengo ameaçava em cruzamentos rasteiros para a área e levava mais perigo do que o time mandante.
Aos 33, Bruno Henrique quase marcou de cabeça: em finalização de marca do pênalti, o atacante escorou e Weverton teve que pular para assegurar a defesa.
Dois minutos depois, também pelo alto, o time de Jorge Sampaoli chegou ao tento. Everton Ribeiro fez bela jogada pela direita, levantou na área e Arrascaeta, de peixinho, desviou para o fundo das redes: 1 a 1.
Nos acréscimos do segundo tempo, Luis Guilherme cruzou bola para Murilo em cobrança de falta e o zagueiro conferiu às redes. O VAR, entretanto, anulou o tento por impedimento milimétrico — o que gerou cânticos contrários à CBF no Allianz Parque.
Palmeiras 1 x 1 Flamengo
Palmeiras: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Gabriel Menino (Fabinho), Richard Ríos (Naves) e Raphael Veiga; Artur (Murilo), Dudu (Luis Guilherme) e Rony (Endrick)
Técnico: Abel Ferreira
Flamengo: Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Victor Hugo (Bruno Henrique) e Gerson; Luiz Araújo (Everton Ribeiro), Everton Cebolinha (Arrascaeta) e Pedro (Matheus França)
Técnico: Jorge Sampaoli
Cartões amarelos: Mayke e Richard Ríos (Palmeiras); Victor Hugo, Ayrton Lucas e Fabrício Bruno (Flamengo)
Gols: Dudu, aos 23 minutos do 1ºT (Palmeiras); Arrascaeta, aos 35 minutos do 2ºT (Flamengo)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 8 de julho de 2023 (sábado)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa-SC)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)
Público: 40.229 torcedores
Renda: R$ 3.148.494,25
Fonte: No Ataque