Parceria do Governo de MS e Sebrae reúne 400 pessoas em Três Lagoas em evento para aproximar pequenos negócios dos grandes empreendimentos instalados no Estado

“O Governo do Estado tem como prioridade que as pequenas empresas façam parte do processo de desenvolvimento econômico do Estado. A integração entre os pequenos negócios e as grandes empresas gera novos postos de trabalho para Mato Grosso do Sul, com isso, a população ganha em renda, vagas de trabalho e melhoria da qualidade de vida nos municípios”.

A afirmação é do secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), que representou o Governo do Estado nesta terça-feira (28) no Encadear Summit, maior evento de encadeamento produtivo do Estado e que reuniu um público de mais de 400 pessoas, no Papillon Eventos, em Três Lagoas. A iniciativa é uma realização do Sebrae/MS, em parceria com o Governo do Estado, Prefeituras Municipais e grandes empreendimentos participantes, com o objetivo de aproximar os pequenos negócios das grandes empresas, visando gerar oportunidades aos empreendedores locais, com foco na região Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

No evento, o secretário Jaime Verruck mediou o painel “O Futuro da Celulose no Estado: Perspectivas para a cadeia produtiva e mercado internacional”, com representantes das empresas âncoras ligadas à cadeia da celulose. Em sua participação, ele destacou a competitividade de Mato Grosso do Sul neste setor, devido a fatores como a forte demanda global dos mercados asiático e europeu, por exemplo; e que a celulose produzida no Estado é reconhecida internacionalmente pela excelência, o que impulsiona as vendas.

Na abertura do Encadear Summit, foram assinados termos de parceria com as empresas Arauco e MS Florestal para a execução de projetos de encadeamento produtivo no Estado. “É a primeira vez que realizamos o Encadear Summit em Três Lagoas. Esse é nosso maior evento de encadeamento produtivo onde colocamos os pequenos negócios para falar com as grandes empresas. Queremos mostrar aos empreendedores as oportunidades no Vale da Celulose e para isso, o Sebrae, junto com o Governo do Estado e com os parceiros de todas as federações, auxilia esses empresários a melhorarem o negócio ou implementarem adequações, para que possam atender à grande empresa”, afirmou o  diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

Também participaram da abertura do Encadear Summit os conselheiros do Sebrae/MS: o presidente do Sistema Faems, Alfredo Zamlutti; o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna; o secretário-adjunto da Semadesc, Walter Carneiro Jr; o 1º vice-presidente regional do Sistema Fiems, Luiz Claudio Fornari; o vice-presidente do Sistema Faems, Nilson Santos; o diretor-superintendente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira; o diretor do Sistema Fiems, Zigomar Burille; o superintendente executivo de Varejo da Caixa Econômica Federal no Estado, Márcio Nunes Fonseca; e a diretora de Operações da AMEMS, Cristiane Bissoni. Também marcaram presença o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, entre outras autoridades, como prefeitos municipais e representantes do legislativo.

Projetos de Encadeamento Produtivo

Durante a solenidade, o Sebrae e a MS Florestal, empresa genuinamente sul-mato-grossense na área de florestas plantadas, assinaram termo de cooperação técnica voltado a promoção de ações de inclusão produtiva com o foco em mulheres, por meio do Projeto Dona Della, realizado em parceria com o Bracell Social e prefeituras. O intuito é oferecer qualificação profissional e oportunidades de geração de renda. A parceria, já em execução, foi oficializada e acontece em três municípios, Água Clara, Santa Rita e Bataguassu.

“Assinar esta parceria é mais do que um compromisso, é um ato de reconhecimento e apoio ao poder transformador das mulheres empreendedoras. Ao unir forças e recursos, estamos impulsionando negócios, promovendo a igualdade de gênero e fortalecendo comunidades inteiras. É mais um passo significativo em direção a um desenvolvimento sustentável e próspero”, expressa Marisa Coutinho, gerente de Relações Institucionais, Governamentais e com a Comunidade da MS Florestal.

O secretário Jaime Verruck reforçou que a qualificação de pequenos empresários é uma questão crucial. “Nós estabelecemos uma parceria junto ao Sebrae e junto a essas grandes empresas para que possam qualificar as pequenas empresas para serem fornecedores, para conseguir participar efetivamente, com qualidade, com remuneração adequada, com sustentabilidade aos pequenos negócios. A população ganha com renda, com vagas de trabalho e melhoria da qualidade de vida de todo o município onde essas empresas estão instaladas”, finalizou o titular da Semadesc.

Com informações e fotos do Sebrae-MS

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
23°C
43% 0% 2m/s 70deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS