Parceria garante diagnóstico precoce de retinopatias em pacientes com diabetes

Dentre as mais comuns complicações provocadas pela diabetes descontrolada, seja ela tipo 1 ou 2, estão as retinopatias, que são doenças que acometem as retinas do paciente, podendo provocar até mesmo a perda completa da visão. Com o objetivo de realizar o diagnóstico precoce para que seja possível o tratamento e até reversão do quadro, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), firmou uma parceria com o Hospital São Julião que irá ofertar mais de 3,6 mil exames nos próximos seis meses.

O hospital disponibilizará para a rede pública de saúde equipamentos móveis com os quais é possível a realização de imagens de fundo de olho, assim consegue se identificar se há alguma irregularidade ou se há necessidade de acompanhamento do paciente. Ao todo, são três câmeras, similares a de celulares, que irão realizar o exame.

“As imagens, geradas nas nossas unidades de saúde, são encaminhadas aos profissionais no hospital, que irão avaliar as lesões, e então darão o encaminhamento necessário para o tratamento, se for necessário”, comenta o secretário municipal de Saúde, Sandro Benites.

Os exames são destinados exclusivamente em pacientes que já realizam o tratamento ou possuem diagnóstico de Diabetes tipo 1 ou 2, mesmo que não estejam com suas dosagens equilibradas. Através destes será possível um diagnóstico precoce, podendo evitar, assim, a perda da visão.

Neste primeiro momento, os equipamentos irão rodar entre as Clínicas da Família Portal Caiobá, onde iniciará os atendimentos, Nova Lima e Iracy Coelho, podendo ter a ampliação do serviço ofertado futuramente.

O serviço de telerretinografia está sendo instaurado na rede municipal de saúde através da assinatura de um termo aditivo entre a Sesau e o hospital, que é referência oftalmológica no estado e no tratamento da retinopatia provocada pelo Diabetes.

Fonte: CG Notícias

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
21°C
94% 20% 3m/s 200deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS