Parlamentares participam de conferência da agricultura familiar em Dourados

A cidade de Dourados recebeu nesta quarta-feira (21) a quinta edição das Conferências Regionais da Agricultura Familiar, que estão mapeando as demandas e necessidades dos pequenos produtores de Mato Grosso do Sul. O deputado estadual Zeca do PT foi designado pela Mesa Diretora como representante da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) nos eventos. Outro parlamentar da ALEMS, o deputado estadual Renato Câmara (MDB), também participou do encontro em Dourados. 

Zeca do PT discursa durante a conferência em Dourados

Para Zeca do PT, esses debates auxiliarão o Governo do Estado na elaboração de políticas públicas e definição de prioridades deste setor produtivo que serão incluídas na Lei de Diretrizes do Estado (LDO). “Nesses encontros, nossos pequenos produtores apresentam as demandas que carregam há algum tempo, como a titulação, a regularização fundiária, a necessidade das políticas de oferta de assistência técnica, abertura de linhas de crédito, acesso a maquinários e investimentos na infraestrutura de estradas que dão acesso a núcleos de produção”, pontuou.

O parlamentar acrescentou que o fato de as conferências serem regionais permite que o Executivo tenha um diagnóstico preciso de quais são as características e necessidades da Agricultura Familiar do Estado. “Muitas demandas convergem, mas os encontros regionais nos deram a dimensão de que as necessidades dos produtores do norte diferem das realidades que encontramos na região de fronteira, por exemplo. Vejo essas conferências como uma iniciativa importante e singular que nos permitirá apresentar ao Governo do Estado um panorama certeiro de todas as ações que serão necessárias para alavancar a agricultura familiar e oferecer qualidade de trabalho e produção a esses trabalhadores do campo”, enfatizou.

Deputado Renato Câmara também participou do evento 

O deputado Renato Câmara enfatizou a importância do evento. “Foi uma honra ter participado da Conferência Regional da Agricultura Familiar em Dourados, onde tive a oportunidade de ouvir agricultores familiares, cooperativas e representantes do setor. Saí ainda mais motivado a lutar por uma agricultura forte e sustentável”, afirmou o deputado Renato Câmara em uma de suas redes sociais. “Acredito firmemente que o futuro da nossa região passa pelo fortalecimento da agricultura familiar, pela promoção da inovação e pelo cuidado com o meio ambiente”, acrescentou.

Conferências 

Promovida pela Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Dsenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) e pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), com apoio da Alems, as Conferências Regionais da Agricultura Familiar já aconteceram em Nova Andradina, Coxim, Ponta Porã, Sidrolândia e, hoje, em Dourados. O próximo evento será realizado na sexta-feira (23), em Itaquiraí.

O encerramento das Conferências está previsto para acontecer no dia 28 de julho, na Alems, com a presença do governador Eduardo Riedel. Na ocasião, será apresentado ao Chefe do Executivo Estadual o documento onde estarão catalogadas as demandas de todos os municípios sul-mato-grossenses, levantadas ao longo de 13 encontros regionais.

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
24°C
73% 0% 2m/s 120deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS