Peru entra em estado de emergência nos arredores de vulcão em erupção

Governo aprovou medida de caráter preventivo, após aumento das explosões e liberação de cinzas nas últimas horas.

O governo do Peru declarou, nesta quarta-feira (5), estado de emergência por 60 dias nas regiões próximas ao vulcão Ubinas, no sul do país. As autoridades afirmam que a medida foi tomada diante do “perigo iminente” de um novo processo de erupção, que começou em 24 de junho.

O Conselho de Ministros aprovou a medida de caráter preventivo, após o aumento das explosões e liberação de cinzas nas últimas horas. Cerca de 2.000 pessoas vivem na área afetada ao redor do vulcão.

“[A declaração] permitirá executar medidas e ações de exceção, imediatas e necessárias para reduzir o risco existente, assim como intervenções de resposta e reabilitação”, afirmaram as autoridades no Twitter oficial do governo.

As autoridades locais ainda não ordenaram a evacuação, mas o Instituto Nacional de Defesa Civil do Peru já começou a preparar uma instalação que poderá servir como abrigo, caso necessário. No último mês, o Ubinas entrou em erupção novamente depois de quatro anos, o que levou as autoridades a elevar o nível de alerta na área.

As cinzas do vulcão Ubinas, na região de Moquegua, cerca de 1.200 quilômetros a sudeste da capital Lima, atingiram altitudes de 5.500 metros e chegaram a cidades a mais de 10 quilômetros de distância, informou o Instituto Geofísico do Peru.

  • Fonte: G1

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
11°C
82% 100% 3m/s 150deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS