Pioneiro da patinação no gelo do Brasil morre aos 23 anos na Suíça

Os esportes de gelo do Brasil estão em luto. Nessa sexta-feira (3), a família de Gabriel Ohnmatch, pioneiro da patinação de velocidade brasileira, confirmou a morte do ex-atleta aos 23 anos. Ele foi encontrado sem vida pela mãe, Fátima Ohnmatch, deitado no sofá de sua casa, em Schaffhausen, na Suíça, onde morava. A notícia foi divulgada primeiramente pelo blog especializado em esportes de inverno “Brasil Zero Grau”.

“Gabriel iniciou na patinação de gelo para o Brasil. Representou o Brasil com muito orgulho. Deixou de representar a Alemanha, porque o coração sempre bateu pelo Brasil. A patinação era a paixão dele”, disse Fátima, mãe de Gabriel.

Gabriel nasceu na Alemanha e é filho de pai alemão e mãe brasileira. Aos 15 anos, ele optou por defender o Brasil e ser um dos primeiros patinadores do país, ajudou inclusive a desenhar os primeiros uniformes brasileiros da modalidade. Competiu entre 2015 e 2017 e ajudou o Brasil a retomar a filiação junto à União Internacional de Patinação (ISU, na sigla em inglês). Se afastou do esporte de alto rendimento para se dedicar à faculdade de química.

Fátima e o filho Gabriel – Foto: Arquivo Pessoal

“Ele guardava os uniformes do Brasil em uma gaveta. Ele me dizia: “Quero voltar, nem que seja pra treinar crianças.” O amor dele pelo esporte foi muito grande e o meu também, sempre junto, levando-o para todos os lugares. Sempre me dizia que voltaria, não voltaria como alto rendimento, mas tinha muitos projetos. Tinha muitos planos, infelizmente ele se foi. É uma perda muito grande”, contou Fátima.

A mãe ainda contou que havia combinado com o filho de passar na casa dele para pegar roupas para lavar. Foi quando ela o encontrou sem vida.

“O encontramos no apartamento dele sem vida, no sofá. O laudo da perícia não indicou arrombamento nem nada assim. Ele estava deitado com fone de ouvido, por isso achei que ele não tinha me escutado quando cheguei. Me aproximei e percebi que estava sem vida, aparentemente sem nenhum ferimento. Achamos que foi um ataque cardíaco”, disse ela.

A CBDG (Confederação Brasileira de Desportes no Gelo) divulgou nas redes sociais uma nota de pesar lamentando a morte de Gabriel.

“Em nome de toda a comunidade dos esportes no gelo, a CBDG se solidariza com seus familiares e amigos. O desporto brasileiro agradece seu memorável e importante legado, e lamenta a sua partida precoce. Descanse em paz!”, afirmou a nota da CBDG.

 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Esportes

Funesp realiza segunda fase de processo seletivo para Agentes de Esporte e Lazer

Esportes

Acre será sede do 1º Congresso de Direito Desportivo

Esportes

Sem CR7, Al-Nassr vence o Inter de Miami por 6 a 0

Esportes

Nova aquisição: Botafogo anuncia contratação do atacante Luiz Henrique

Esportes

Com a saída de Hamilton da Mercedes, qual o destino de Carlos Sainz?

Esportes

Prefeitura contrata empresa para construção de campo de futebol em Anhanduí

Esportes

Sem revanche! Cristiano Ronaldo está fora de jogo contra Messi nesta quinta

Esportes

Neymar posta recado a haters: “Gordo? Acho que não”

Esportes

Pré-Olímpico: Brasil enfrenta Equador às 16h (MS)

Esportes

Em batalha de 4 horas Sinner vence Australian Open 2024



Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
17°C
77% 0% 3m/s 180deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS