Polícia Penal 'caça' celulares com tecnologia para embaralhar sinal em cadeias do MS

Megaoperação da Polícia Penal contra celulares em presídios do Mato Grosso do Sul foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (11). Na ação um equipamento que embaralha sinal dos telefones foi usado para cortar a comunicação dos internos. 

Conforme divulgação da Agência Estadual de Administração Prisional do MS, a Agepen-MS, esta é a segunda fase da operação ”Mute” (mudo em inglês) em todo o País. As vistorias foram realizadas no Presídio de Segurança Máxima Jair Ferreira de Carvalho, na Capital e outras unidades do Estado. 

O passo inicial, diz a Agência, é interromper a comunicação com a tecnologia que embaralha o sinal e em seguida é feita a busca pelos aparelhos nas celas. Enquanto isso agentes do Comando de Operações Penitenciárias, o COPE, faz a contenção da massa carcerária. 

Os celulares atualmente são a principal ferramenta dos internos para se comunicar com comparsas que estão nas ruas e também para cometer crimes de dentro das cadeias. A ação é feita por meio Secretaria Nacional de Políticas Penais, a Senappen. 

O diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, refletiu que a continuidade da operação visa ampliar os resultados já alcançados, diminuindo significativamente a presença de celulares em unidades prisionais. 

”Essas comunicações proibidas configuram um problema nacional com sérios impactos sociais, psicológicos e econômicos”, disse o o secretário Nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco. 

Primeira Fase 

A Agepen divulgou que, no MS, a primeira fase ocorreu em outubro, resultando na apreensão de 187 celulares, com vistorias em sete presídios da capital e interior, com a participação de 161 policiais penais, sob coordenação da Gisp e Diretoria de Operações da Agepen. Durante a ação, foram transferidos 16 internos.

Conforme a Senappen, no país, foram apreendidos 1.166 aparelhos celulares, um revólver, armas brancas e substâncias análogas a entorpecentes. A revista geral ocorreu em 68 penitenciárias, de 26 estados. Ao todo, foram movimentados 55.919 presos.
 



Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
21°C
56% 0% 2m/s 90deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS