Por que irlandês 'novo McGregor' do UFC fala português e tem sobrenome brasileiro

Ian Garry tem 12 lutas e 12 vitórias no MMA. Não é à toa que o irlandês de apenas 25 anos é apontado como o “novo Conor McGregor” e irá lutar no card principal do UFC 292, em Boston, neste sábado (19), contra Geoff Neal.

Apesar de defender as cores do lugar de onde nasceu, Ian Garry é apaixonado por outro país: o Brasil.

Recentemente, ele mudou seu nome adicionando o sobrenome brasileiro, sendo oficialmente chamado de Ian Machado Garry. Ele é casado com Layla Machado, apresentadora que é filha de brasileiros, e tem um bebê com ela.

“No Brasil, quando você se casa, você pode pegar os dois sobrenomes para continuar a linha familiar. Não vejo por que o resto do mundo não faz isso. Eu adicionei porque é especial para mim, para a família da minha esposa e é empoderador para meus filhos para saber de onde eles vêm, de onde estão as raízes deles. Eu estou orgulhoso de ter feito isso”, disse Garry, à ESPN.

Depois de vencer Daniel Rodriguez em maio no UFC, Ian Garry e sua esposa vieram passar um tempo no Brasil, onde foram a diversos lugares, incluindo São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

“Minha esposa é brasileira e a família dela é de Belo Horizonte. Desde a COVID minha mulher não havia viajado para o Brasil para ver a família. Então depois da minha última luta eu prometi para ela que iríamos passar um tempo no Brasil e levar nosso filho para ver os primos, tios, tias e foi isso que fizemos”.

Garry arriscou até algumas falas em português, mesmo tendo poucos meses de aprendizado, como “arroz”, “feijão”, “chute na cabeça”, entre outras.

“Estou aprendendo rápido. Eu me emergi na cultura brasileira, pedi a todo mundo para falar comigo só em português. Eu aprenderei, vou entender. Quando estava treinando com meu técnico em Belo Horizonte eu falei para ele não falar comigo em inglês porque ele tinha o Inglês meio ruim também. Eu estou aprendendo todas essas palavras para fazer meu cérebro aprender Português. Eu vou me aposentar e comprar uma casa no Brasil porque a energia e comida aqui é especial. Ficar perto da família da minha esposa, a habilidade pra viajar pro Guarujá, Natal, Manaus, é um país gigante e tão diverso de norte a sul”.

“Eu estive muito perto de usar o shorts amarelo e acho que um dia vou representar o Brasil. Quero que os fãs do UFC aí me vejam como brasileiro porque eu sou”, completou.

Enquanto esteve em São Paulo, o irlandês foi treinar alguns dias na renomada Chute Boxe junto com o ex-campeão do UFC Charles do Bronx.

“Eu conversei com ele (Charles Do Bronx). Fomos tomar um café do lado da Chute Boxe. Diego, Charles e Elves estavam lá, o time todo. Eu dei um abraço em todos, perguntei como estavam. Estava lá com minha esposa e meu bebê. Eu virei e fui procurar minha mala e tinha sumido. Eu olhei pela janela e Charles estava andando com minha mala para a academia. Eu pensei ‘como assim?’. Ele é tão gente boa de estar levando minha mala porque ele viu que eu estava com meu bebê nos meus braços. E isso foi tão legal. Eu amo Charles, ele é meu lutador favorito atualmente. Eu amo seu estilo, sua energia e estou empolgado de vê-lo lutar em Abu Dhabi”.

Garry foi inspirado a lutar pelo maior nome do esporte de combate do seu país, Conor McGregor. Tendo conhecido Do Bronx, que sempre disse querer enfrentar McGregor, o jovem irlandês disse que ficaria empolgado com esse duelo e sugeriu até que ele fosse realizado no Maracanã.

play

0:46

Ian Garry revela atitude nobre de Charles Do Bronx em encontro com o brasileiro

Lutador irlandês deu entrevista exclusiva ao ESPN.com.br

“Eu adoraria ver isso, meus 2 lutadores favoritos. Eu ficaria feliz de sentar e ver esses dois lutarem por causa dos estilos dos dois. Seria gigantesco. Que façam no Maracanã”.

Sendo já comparado a McGregor, Garry disse não se importar com o peso e pressão que vem com isso.

“Eu não vejo como pressão, é um elogio e tanto ser comparado ao maior superastro que esse esporte já viu. Me deixa muito feliz”.



Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
28°C
51% 20% 6m/s 90deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS