A descarga de fertilizantes nos portos paranaenses aumentou nos últimos dois meses. De março a abril subiu 10,32% (de 755.763 toneladas a 833.795 toneladas) e de abril a maio, 4,36%, alcançando 870.186 toneladas. Nos primeiros cinco meses do ano o volume chegou a 3.924.395 toneladas, oriundas, principalmente, da Rússia (20,4%), China (19,7%), Canadá (18,6%) e Estados Unidos (8,8%).
Com essa evolução positiva, o Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas no Estado do Paraná (Sindiadubos) prevê um volume de mais de 9 milhões de toneladas até o final do ano em Paranaguá.
Diretor de operações da Portos do Paraná, Gabriel P. Vieira afirma que a demanda de exportações este ano é de quase 33% a mais que no ano anterior. Algo bastante positivo.
“Nos próximos três meses o volume de embarque de granéis de exportação pelo porto de Paranaguá pode chegar a 9,5 milhões de toneladas. A expectativa dos terminais e operadores do segmento para o terceiro trimestre do ano é muito alta. A demanda vem principalmente pela chegada da nova safra de milho — e estão nessa previsão a soja, milho, açúcar e farelo. O total esperado para os meses de julho, agosto e setembro, é cerca de 32,5% — quase 33% acima das 7 milhões de toneladas movimentadas no mesmo período do ano de 2022”, afirmou Vieira.
No Porto de Paranaguá, existem três berços prioritários no cais público (comercial) onde os fertilizantes podem ser descarregados, mas também é possível utilizar qualquer outro berço disponível. Além disso, existem outros dois berços no píer privado (Fospar) que atendem ao setor de fertilizantes, bem como outros dois berços em Antonina.
A movimentação geral nos portos do Paraná em 2023 tem sido acima da média, com maio sendo o melhor mês da história em termos de movimentação portuária. Nos primeiros cinco meses do ano, os portos já movimentaram 25.220.449 toneladas, um aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2022, com as exportações representando uma parcela significativa desse aumento.
Fonte: Brasil 61