Prefeitura de Dourados lança Programa de Castração de Cães e Gatos

Procedimento será gratuito em clínicas credenciadas e as inscrições começam na próxima segunda-feira


event_available 27/07/2023 |
access_time 13:12 horas
Lançamento teve a presença de autoridades e representantes de entidades que acolhem animais (Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)

A Prefeitura de Dourados lançou, nesta quinta-feira (27), o Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos. O serviço será gratuito e deve atender animais que serão selecionados dentre os cadastros feitos, obedecendo alguns critérios. As inscrições poderão ser feitas presencialmente ou de forma virtual a partir da próxima-segunda-feira (31).

O lançamento aconteceu no auditório do CAM (Centro Administrativo Municipal) e contou com a presença de autoridades e representantes de entidades de proteção dos animais. O investimento de aproximadamente R$ 150 mil é fruto de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Márcio Fernandes. 

Segundo as normas estabelecidas por um comitê técnico, o programa deve atender animais machos acolhidos por entidades de proteção e famílias de baixa renda com cadastro regular no CadÚnico que podem registrar um animal para passar pelo procedimento.

Duas Etapas

Nesta primeira fase, são 886 vagas que serão distribuídas de acordo com critérios pré-estabelecidos como condição sócio-econômica do tutor, ordem de inscrição e idade. De acordo com o cronograma previsto, as inscrições vão até o dia 11 de agosto e a classificação será publicada no dia 18. As convocações começam no dia 31, já com indicação de local e agendamento para a realização dos procedimentos, que devem começar no dia 4 de setembro. 

Prefeito Alan Guedes disse que o programa deve ser estendido com unidade móvel adquirida pela Prefeitura (Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)

“Nós iniciamos esse programa com o cadastramento de duas clínicas que vão atender tanto em seus espaços físicos como em unidade móvel, que é o caso de uma delas. Na primeira fase temos vagas limitadas, então vamos considerar a condição sócio-econômica do tutor e separamos 30% das vagas para entidades e associações de proteção aos animais”, explica o prefeito Alan Guedes.

Na segunda fase, a Prefeitura de Dourados deve contar com unidade móvel de castração própria. O veículo já foi licitado e homologado e deve ser entregue nos próximos meses. “Nós contratamos uma unidade móvel própria para esse fim. Já foi emitida a autorização do fornecimento e estamos no prazo de espera para a entrega e assim vamos poder estender ainda mais o programa”, completa.

O lançamento do programa foi comemorado pelas entidades do município que atendem animais. Segundo Márcia Maria Ramos, da Associação Protetora dos Animais Refúgio dos Bichos, os recursos que a entidade gasta com esses procedimentos podem ser direcionados para outros cuidados. “Nós todos os dias temos novos resgates de animais que precisam ser castrados, então esses gastos poderão agora ser direcionados para tratamento e alimentação”, explica. 

Os responsáveis pelos animais devem ficar atentos a algumas orientações. “A cirurgia de castração é gratuita, e será feita apenas em machos, por ser menos invasiva e de recuperação mais rápida. Porém as medicações e os cuidados pós-cirúrgicos são de responsabilidade dos tutores. Além disso, os animais devem estar com remédios para vermes, pulgas e carrapatos em dia”, explica Priscila da Silva, coordenadora do CCZ.

As inscrições poderão ser feitas online no site da Prefeitura de Dourados ou presencialmente no anfiteatro do CAM (Centro Administrativo Municipal), na rua Coronel Ponciano, 1.700. O atendimento será de segunda a sexta-feira, entre 8h e 12h.

Priscila reforça os cuidados que os tutores devem ter em relação ao programa (Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
14°C
82% 75% 5m/s 160deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS