Prefeitura realiza ação de acolhimento a moradores de rua na Praça Ary Coelho (vídeo)

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), em parceria com diversos órgãos municipais, promove nesta terça-feira (30), uma ação voltada para a população em situação de rua. A ação ocorre desde às 8h30 e segue até às 11h30, na praça Ary Coelho.

A atividade tem por finalidade levar, de forma gratuita e facilitada, ações efetivas de reinserção social com o intuito de garantir direitos básicos, como acesso a serviços de saúde, alimentação, abrigo e assistência social para as pessoas em situação de rua.

Estão sendo oferecidos serviços das coordenadorias responsáveis pela assistência ao público vulnerável, com orientações diversas, apoio jurídico, com documentação e oferta de vagas em comunidades terapêuticas – para aqueles que possuem o perfil necessário ao atendimento.

Segundo a SDHU, são esperados cerca de 100 atendimentos sejam feitos durante a ação. Entre os presentes, quem já foi atendido, elogiou a rapidez.

“Eu precisava do cartão do SUS para conseguir atendimento no CAPS, porque o cartão que eu tenho é da minha cidade e não aceita aqui. Aí eu vim aqui e imediatamente consegui na hora. Já está pronto. Agora eu vou passar pela consulta do CAPS e vou seguir minha viagem”, conta um morador em situação de rua. 

Conforme Priscilla Justi, subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, essas são ações recorrentes e conta com a participação de diversas secretárias e serviços disponibilizados pela prefeitura, a fim de atender aos mais variados públicos e necessidades dos moradores em situação de rua.

“A Secretaria de Defesa dos Direitos Humanos está aqui hoje com todas as coordenadorias, porque dentro das pessoas em situação de rua, passa criança, passa idoso, passa LGBT, passa indígena, então a gente trouxe hoje todas as coordenadorias para se envolverem, ofertarem os nossos serviços, para eles se encaminharem, receberem apoio jurídico, orientação quanto a documentação”, explica.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) em parceria com a Sesau está disponibilizando serviços de saúde, através do Consultório na Rua, Centro de Testagem e Aconselhamento, além de estar realizando abordagens por meio do SEAS e dando orientações sobre os serviços e acolhimento.

Segundo a superintendente da Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Tereza Cristina Miglioli Bauermeister, há toda uma equipe multidisciplinar preparada para apoiar o morador em situação de rua.

“Nosso trabalho é contínuo, com uma equipe especializada em abordagem social, que a gente oferece ao nosso morador em situação de rua. Eles têm todo o aparato de uma equipe multidisciplinar, onde eles são atendidos dentro de suas necessidades e especificidades. Há todo um serviço à disposição deles e a gente estabelece um vínculo, tentando levá-los através dessa nossa sensibilização para todos os serviços que eles têm direito”, detalha.

Os participantes também poderão se candidatar às vagas de empregos que serão disponibilizadas por meio da Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat), que promoverá um Balcão de Empregos ao longo de todo o evento. A Emha também estará presente com informações sobre programas habitacionais com a equipe da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários.

Claudio Marques, diretor-presidente da Emha (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiário), que, além dos moradores em situação de rua, os atendimentos também são disponibilizados a todos que buscam por algum serviço oferecido.

“Hoje, aqui, o nosso grande público atende o centro, buscando esse atendimento e essa junção de todas as secretarias para poder utilizar as ferramentas que a Prefeitura tem e, assim, a gente poder chegar e avançar, atendendo mais e mais famílias”.

A SDHU está disponibilizando testagens rápidas para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e autoteste para HIV. A testagem rápida e o autoteste são direcionados para o público em geral. 

Também é possível realizar a testagem rápida no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), na Rua Anhandui, 353. O local funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, e não fecha para o almoço.

Serviço
Data: 30 de julho (terça-feira)
Horário: das 8h30 às 11h30
Local: Praça Ary Coelho

 

Assistência Social atende moradores de rua na Praça Ary Coelho com vagas de emprego e internações

Posted by TopMídia News on Tuesday, July 30, 2024

 



Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
25°C
83% 0% 2m/s 330deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS