Prefeitura realiza mais de 8.000 atendimentos em Pets, no primeiro semestre de 2023

A Prefeitura de Campo Grande realizou mais de oito mil atendimentos entre cães e gatos, somente neste primeiro semestre de 2023. Os dados são da Gerência de Atendimento Veterinário da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea). Segundo o veterinário-chefe da Subsecretaria, Edvaldo Sales, o número da população que são tutores de pets que busca o serviço da instituição supera a expectativa de pessoas que tem os cuidados básicos de saúde de seus animais em dia. “Iniciamos os atendimentos no final de 2022 com baixas projeções e número de pessoas que buscaram atendimento somente neste, superou nossas expectativas de atenção com o bem-estar animal”, explica.

Para a subsecretária Ana Luiza Lourenço, o primeiro semestre de 2023 foi importante para mostrar a necessidade de políticas públicas voltadas para o bem-estar animal. “Desde o início do nosso trabalho, nossa ideia foi levar para a população um serviço que atendesse esse nicho crescente no país. Sempre buscamos referências para implementar o que realmente é de necessidade básica para tutores de cães e gatos,” aponta.

Alem dos atendimentos clínicos, um dos principais programas da SUBEA é o de castração de cães e gatos. Para Ana Luiza, esse é o principal objetivo de atendimento da subsecretaria. “A castração é a melhor forma de combater o abandono e os maus-tratos aos animais. Hoje Campo Grande conta com 7.200 castrações anuais somente pela nossa pasta. O CCZ também disponibiliza castrações, e isso só traz benefícios para a população”.

A Subea disponibiliza mensalmente 600 castrações para cães e gatos da Capital. Quando há baixa procura, são realizados plantões para incentivar a população a buscar pelo procedimento. “Com os plantões, conseguimos atingir um público maior por não ser obrigatório o numero do NIS”, informou a secretaria.

A microchipagem dos animais também é fator de importância no combate ao abandono de animais. Até o momento, 2.771 animais foram microchipados e o objetivo é aumentar ainda mais esse atendimento. “Com a chipagem, cadastramos o animal no nome do tutor e em caso de fuga ou abandono, nós conseguimos identificar o responsável”, afirmou Ana Luiza.

Alta complexidade

Em março de 2023, a Prefeitura firmou convenio com a UFMS para atendimento de maior complexidade. Desde então, já foram realizados quase 2 mil procedimentos . Para Ana Luiza, esse convenio trouxe um grande vantagem para os tutores. “O convênio traz uma grande economia para os tutores, já que o animal passa por procedimentos cirúrgicos de forma totalmente gratuita”, afirma.

A educação é uma ferramenta usada pela SUBEA para promover o bem-estar animal. Ao longo desse semestre, a pasta realizou abordagens educativas em escolas, feiras e na sua unidade, com destaque para o quarto mês do ano, intitulado Abril Laranja – Contra a Crueldade Animal. A campanha a atingiu mais de 6.000 pessoas.

Serviço – Ubea

Endereço: Rua Rui Barbosa, 3538 – Centro.

Horário de funcionamento: Administrativo é das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30. Atendimentos clínicos são das 8h às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

Informações: 67 2020-1397

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
10°C
87% 100% 4m/s 140deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS