Ela produz oxigênio, aumenta a umidade do ar, evita erosões, reduz a temperatura e fornece abrigo para os animais, além de proporcionar sombra e beleza para as pessoas. Assim, para comemorar o Dia da Árvore, o presidente do TJMS, Des. Sérgio Fernandes Martins, fez questão de plantar um Ipê-amarelo no jardim de entrada da Corte.
Árvore símbolo de Mato Grosso do Sul, o Ipê-amarelo plantado hoje deve florir em pouco tempo. “Penso eu passando nesse lugar daqui uns dois anos e vendo essa árvore florida e também cobrindo o chão com sua cor”, refletiu o presidente.
A oportunidade de plantar uma árvore também foi proporcionada aos servidores. No total, foram 375 mudas de árvores nativas do Cerrado distribuídas no saguão do Tribunal de Justiça, 100 mudas no Centro Integrado de Justiça (Cijus) e 375 mudas entregues no Fórum da Capital.
Essa não é a primeira vez que o Tribunal de Justiça realiza essa ação de conscientização quanto à necessidade da preservação do meio ambiente por meio da distribuição de mudas de espécimes nativas. A intenção é propiciar a rearborização e estimular, junto à sociedade, a proteção e conservação da natureza.
Além disso, a iniciativa faz parte do Programa de Conscientização ‘Justiça Consciente’, que visa sensibilizar servidores e magistrados quanto à importância do respeito ao meio ambiente e às pessoas com deficiência.