Produção, venda e exportação de veículos caem em setembro ante agosto

Na margem anual, número de novas unidades foi 0,5% maior

A produção de veículos do Brasil recuou em setembro na comparação com agosto e ficou praticamente estável em relação ao nível do mesmo período de 2022 segundo dados divulgados nesta sexta-feira (6) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O mercado enfrenta um período de baixa na demanda interna e exportações.

As montadoras instaladas no país produziram 8% menos veículos em setembro na comparação mensal, com 208,9 mil novas unidades.

Já na relação anual, o volume montado foi 0,5% maior, acumulando até o final de setembro de 2023 baixa de 0,3%, a 1,75 milhão de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Vendas

O mercado mostrou reação no ritmo de vendas, ainda que longe de voltar ao patamar de antes da pandemia como desejava a indústria após o fim da crise de abastecimento de componentes eletrônicos, responsável por paralisar por diversas vezes as fábricas de automóveis nos últimos dois anos.

Frente a setembro de 2022, as vendas de veículos subiram 1,9% no mês passado, para 197,7 mil unidades.

Já na comparação com agosto, setembro apresentou queda de 4,8%.

A variação na margem só ficou negativa, porém, em razão do calendário com três dias úteis a menos de setembro.

A média de cada dia de venda do mês passado, de 9,9 mil veículos, só ficou atrás neste ano da registrada em julho, quando o mercado, no embalo dos descontos patrocinados pelo governo, fez 10,7 mil unidades a cada dia de venda.

Os licenciamentos de veículos mostram agora crescimento de 8,5% desde o início do ano, somando 1,63 milhão de veículos de janeiro a setembro.

Em setembro, as vendas de elétricos e híbridos, em sua ampla maioria importados, somaram 8.460 unidades, segundo os dados da Anfavea, que tem defendido o retorno do Imposto de Importação a 35% para esse segmento.

Em setembro de 2022, os licenciamentos destes modelos somaram 6.388 unidades, volume 32,4% menor que o registrado em agosto.

Exportações

O balanço da Anfavea mostra ainda queda de 3,9% das exportações, no comparativo de setembro com igual mês de 2022.

Os embarques, de 27,4 mil veículos no mês passado, caíram 20,6% contra agosto.

Desde o primeiro dia de 2023, 322,9 mil veículos foram exportados, tendo México, Argentina, Chile e Colômbia como os principais destinos.

O volume representa uma queda de 11,2% frente aos nove primeiros meses do ano passado.

Emprego

Segundo o levantamento da Anfavea, 440 vagas de trabalho foram abertas em setembro nas montadoras, que agora empregam 100,6 mil pessoas.

*Com informações de Reuters e Estadão Conteúdo

Fonte: CNN Brasil

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
20°C
68% 0% 3m/s 260deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS