O secretário de Educação de Mato Grosso do Sul, Hélio Daher, participou da Missão Educacional a Portugal, que recebeu o 7º Encontro Anual da FLIP+, em Lisboa. Reunindo profissionais do Brasil e de outros países, o encontro foi voltado para a discussão sobre as avaliações educacionais em larga escala, com foco no uso da I.A. (Inteligência Artificial).
O evento aconteceu entre os dias 17 e 21 de junho. A missão em Lisboa buscou explorar o papel da Inteligência Artificial nas avaliações e como as novas tecnologias passaram a impactar o processo de ensino e aprendizagem, oferecendo oportunidades significativas em termos de custos, eficiência e confiabilidade na medição do desempenho dos estudantes.
“Foi uma ótima oportunidade para dialogar sobre a importância da construção de estruturas de avaliação em larga escala, utilizando a Inteligência Artificial. Por lá, também falamos sobre os cuidados e os encaminhamentos, até para entender como poderá ser essa avaliação no futuro, considerando a necessidade de equipagem das escolas, por exemplo, considerando a necessidade de uma alfabetização digital que nossos estudantes possam realizar as avaliações dentro dessas estruturas”, destacou o secretário Hélio.
(Foto: Ascom)
Além dos debates sobre IA, a programação incluiu, ainda, um diálogo sobre o sistema educacional de Portugal e uma visita às escolas públicas de Lisboa. Na visita, os gestores puderam conversar com estudantes, portugueses e brasileiros, sobre o processo de adaptação e as principais diferenças entre a cultura educacional e sistemas de ensino dos países
Fruto de uma iniciativa do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e da Fundação Cesgranrio, a missão contou com a participação especial do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), onde Daher é vice-presidente pela região Centro-Oeste, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e outras instituições educacionais brasileiras.