Programa de Bolsas PIBITI da UEMS é tema de artigo publicado em revista científica nacional

O artigo científico intitulado “O PIBITIO (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS como potencial fonte de inovação frugal”, escrito por servidores da UEMS e instituições parceiras, foi publicado na revista científica nacional P2P & INOVAÇÃO, Qualis A, do Rio de Janeiro, na edição de setembro de 2023.

A publicação que aborda sobre Inovação Frugal nos últimos 10 anos da UEMS é de autoria dos servidores da UEMS:  Luciana Ferreira da Silva (vice-reitora), Alessandra Paim Berti (Chefe da Divisão de Pesquisa) e Fábio dos Santos Barros (Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica); além de Francisco José Peixoto Rosário (docente da Universidade Federal de Alagoas – UFAL); e Araken Alves de Lima (servidor do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI).

Confira o resumo da publicação:

“Apesar da questão da frugalidade estar presente no discurso acadêmico por mais tempo, o termo “inovação frugal” tem sido utilizado com maior frequência na última década. Conhecer as iniciativas é fundamental para amadurecer a visão de oportunidades, processos indutores e preparar o ecossistema de inovação para reconhecer as particularidades e desenvolver inovações frugais no Brasil. Conhecer o que tem sido desenvolvido pelas universidades torna-se preponderante nesse processo, e nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo analisar o potencial dos projetos desenvolvidos pelo PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), na geração de soluções tecnológicas locais com características de inovação frugal no período de 2013 a 2021. O desenho metodológico utilizou-se de uma abordagem baseada em técnicas de lexicometria e text data mining a fim de compreender se os projetos PIBITI da UEMS possuem potencial para a construção de interações entre a universidade, empresas ou demandas específicas da sociedade sul-mato-grossense. Evidencia-se claramente a vocação da UEMS nas pesquisas relacionadas às tecnologias agropecuárias, soluções em saúde e educação, desenvolvimento de novos materiais, alicerçadas na expertise instalada nos Centros de Pesquisa e com foco nas temáticas regionais. Foi verificado o viés de inovação frugal nos projetos analisados, o que demonstra a relevância da continuidade, bem como, o aprimoramento do Programa PIBITI, como fonte colaborativa nas soluções tecnológicas locais de Mato Grosso do Sul, potencial fortalecimento da ciência e aplicabilidade na sociedade em geral e empresas brasileiras.”

Acesse o artigo completo em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6449

Sobre a Revista

A Revista P2P & INOVAÇÃO é uma publicação semestral, vinculada ao Grupo de Pesquisa Economias Colaborativas e Produção P2P no Brasil do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. Este periódico tem como missão oferecer um espaço de reflexão e debate sobre as mais diversas experiências de produção colaborativa entre pares, tendo em vista especialmente seu caráter de inovação nos âmbitos cultural, social e político.  



Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
16°C
77% 0% 3m/s 180deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS