Programa de Educação Ambiental executou mais de 250 ações em dois anos

Campo Grande, 04/08/2023 às 13:00

Uma cidade mais consciente e preocupada com o meio ambiente. Durante dois anos, de 2021 até agora, a revitalização da área central não se resumiu a obras físicas. Neste período, um grupo de trabalho formado por várias secretarias municipais focou na educação ambiental para promover cidadania. Foram 263 ações, entre intervenções culturais, palestras, podcasts, visitas de estudantes ao espaço transformado, além de formação para docentes, entre outras atividades direcionadas.

As ações executadas foram previstas no Plano de Implementação do Programa de Educação Ambiental (PEA) e no Plano Complementar para 2023, especificamente para as obras de requalificação do centro. Essas atividades fazem parte do Plano de Mitigação dos impactos socioeconômicos ocasionados pelas obras centro e foram trabalhadas sob três perspectivas: educação ambiental e cidadania, educação patrimonial e educação para o trânsito.

“Para sua execução, usamos uma metodologia com foco no desenvolvimento de ações de mobilização social para a educação ambiental; capacitação/sensibilização das instituições envolvidas no Projeto para gestão ambiental integrada; capacitação/formação de agentes institucionais (professores, técnicos, líderes comunitários, agentes comunitários de saúde, agentes de saúde ambiental, dentre outros) para educação ambiental; produção de material educativo e de divulgação; e atividades diversas de educação ambiental, buscando incentivar a conscientização e preservação do meio ambiente”, explica a coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental, Rosane Nunes.

Dentre os temas trabalhados estão cuidados com a arborização urbana do centro, patrimônio cultural e histórico, conscientização e coleta seletiva, espaço urbano, trânsito seguro e educação para o trânsito.

Fizeram parte do grupo de trabalho multidisciplinar a Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Solurb – Soluções Ambientais e a Unidade Gestora do Programa (UGP).

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
14°C
82% 75% 5m/s 150deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS