08.08.2023 · 11:20 · Vereador William Maksoud
Nesta terça-feira (8), deu entrada na Câmara Municipal, o projeto de lei número 11.075/23, de autoria do vereador William Maksoud, que cria a Sala de Integração Sensorial para pessoas neurodiversas, que possuam transtorno de espectro autista, TDAH e outros transtornos de comportamento, no município de Campo Grande. O objetivo é que esses espaços sejam usados para reduzir os impactos causados durante momentos de crises.
Segundo o projeto, a Sala de Integração será instalada ou adaptada em shoppings centers, estádios de futebol, arenas esportivas, museus, teatros, cinemas e espaços fechados público ou privados que sejam destinados a grandes públicos.
Terão acesso à Sala pessoas neurodiversas que possuam Transtorno de Espectro Autista, TDAH e outros transtornos de comportamento, junto com seus acompanhantes.
“O projeto tem por finalidade a criação de espaços destinados para pessoas com neurodiversidade em momento de crise. Estas salas são espaços preparados para reduzir efeitos de uma super estimulação sensorial. A iniciativa do projeto de lei se deu em razão de diversas reclamações de mães e pais de crianças diagnosticadas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) que sugeriram a criação de um espaço destinado a pessoas neurodiversas em momentos de crise para se reestabelecerem”, justificou Maksoud em sua proposta.
Ainda conforme o texto, os shoppings centers, estádios de futebol, arenas esportivas, museus, teatros, cinemas e espaços fechados públicos ou privados que sejam destinados a grandes públicos dispostos nesta Lei deverão, por intermédio de atos administrativos próprios, estabelecerem o setor para o atendimento especial, divulgando-os amplamente nos meios de comunicação e afixação de cartazes e placas de informação.
O Poder Executivo regulamentará a presente lei, no que couber.
O projeto de lei agora tramitará nas comissões pertinentes da Casa de Leis.
Nilce Lemos
Assessoria de Imprensa do Vereador