Projeto quer prioridade para pais e cuidadores de pessoas com deficiência na Saúde de MS

O deputado estadual Jamilson Name (PSDB) apresentou, nesta quinta-feira (6), projeto de lei para garantir atendimento prioritário na Rede Estadual de Saúde e em organizações não governamentais para pais e cuidadores de pessoas com deficiência.

O atendimento prioritário, segundo o texto, inclui consultas de rotina, tratamentos, acesso a exames e medicamentos prescritos, atendimento psicológico, além de atendimento e internação domiciliares.

Para assegurar a prioridade, será necessário apresentar um laudo médico ou documento que comprove a condição.

Na justificativa, o parlamentar destacou que o objetivo é mitigar os impactos enfrentados por cuidadores de pessoas com deficiência nas rotinas diárias.

“Os pais e cuidadores desempenham um papel crucial na vida dessas pessoas. No entanto, apesar dos avanços na legislação sobre os direitos das pessoas com deficiência, a prioridade garantida a esses cidadãos não se estende a seus pais e cuidadores. Nossa intenção é garantir a mesma prioridade para eles, ‘cuidando também de quem cuida'”, enfatizou Jamilson Name.

Após ser discutida em três sessões ordinárias, a proposta será encaminhada para análise da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Se passar na avaliação de constitucionalidade, ela passa a ser apreciada pelos deputados em duas votações.



Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
25°C
44% 0% 3m/s 30deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS