Próximo da aposentadoria, Des. Júlio recebe homenagem surpresa

Uma homenagem surpresa marcou a despedida do Des. Júlio Roberto Siqueira Cardoso da atividade jurisdicional durante a sessão na 4ª Câmara Cível desta terça-feira, dia 21 de maio. Com a presença de dois ex-governadores do Estado, autoridades dos três poderes estaduais e municipais, a celebração emocionou o desembargador que agradeceu a mobilização e o gesto de carinho de amigos e colegas de profissão.

A sessão teve início normalmente, enquanto os convidados de honra aguardavam no saguão do plenário. Após uma sustentação oral, o presidente do colegiado, Des. Alexandre Bastos, autorizou a entrada dos “alunos universitários” que foram assistir a sessão, quando, na verdade, adentrou a comitiva de autoridades e de amigos para homenagear o desembargador, lotando o plenário do Tribunal Pleno do TJMS.

O Des. Júlio Cardoso foi convidado então a ocupar lugar de honra para assistir a um vídeo contendo fotos da sua trajetória, pessoal e profissional, ao longo dos 40 anos atuando como magistrado, inclusive com a apresentação do seu discurso de posse em 5 de abril de 1984.

Em seguida, comitiva de autoridades de Aparecida do Taboado entregou o título de Cidadão Honorário Aparecidense ao homenageado. Logo após, a Câmara Municipal de Campo Grande, representada pelos vereadores Carlão, Willian Maksoud e Silvio Pitu, entregou-lhe a Medalha Legislativa Mérito da Justiça ‘Àguia de Haia’ – Comenda Rui Barbosa. Na sequência, a Assembleia Legislativa, na figura de seu presidente, deputado Gerson Claro, presenteou-o com a Moção de Congratulação e Aplausos.

O presidente do Tribunal de Contas, Jerson Domingos, exaltou o exemplo de pessoa e magistrado que o desembargador representa para o MS como um todo. “O Estado é quem lhe homenageia nesse momento. Presta cumprimentos não só ao profissional, mas também ao homem. Sou muito orgulhoso de ter o privilégio de ser amigo do Júlio”.

“Hoje celebramos sempre a passagem, aquilo que fizemos durante a vida, e o legado construído. O senhor construiu um grande legado por onde passou. Vimos aqui representantes dos municípios de Aparecida do Taboado, Paranaíba, Dourados, Campo Grande. Por onde passou, o senhor deixou sua marca e fez isso também no âmbito do Poder Judiciário. Receba em nome do Ministério Público do Mato Grosso do Sul todas as homenagens e a gratidão eterna por tudo o que fez”, disse o procurador-geral de Justiça Romão Avila Mihan.

 

Para o deputado Gerson Claro, a personalidade equilibrada do desembargador destaca-se no cenário atual em que vivemos. “O desembargador Júlio é uma demonstração de que a vida, apesar de ser dura, é linda. Só uma celebração na despedida que faz a gente sentir o que foi a sua vida como homem, como jurista, membro da magistratura e ser humano. A gente tem hoje uma sociedade de muita angústia e muita pressa e às vezes falta muito bom senso e equilíbrio. Na serenidade de Vossa Excelência a gente só pode retratar que é disso que nós precisamos atualmente”.

O presidente da OAB/MS Bitto Pereira ressaltou o fato de tantas pessoas estarem presentes na homenagem. “Já vi muitas solenidades de posse com auditórios lotados, mas de despedida com a presença de pessoas do Estado todo é para poucos, somente para aqueles que tratam as pessoas com gentileza, generosidade e carinho. O senhor é um exemplo de magistrado”.

O Des. João Maria Lós, representando o presidente do TJMS, Des. Sérgio Fernandes Martins, reforçou aos presentes o caráter correto do homenageado durante sua judicância. “Essa cerimônia é uma verdadeira coroa da sua carreira. Somente pessoas como você, Júlio, merecem e recebem. Isso é fruto do seu comportamento ao longo de todos esses anos. Você não faz distinção em que é pobre ou rico, poderoso ou humilde, você sempre dispensou o mesmo tratamento para todos, e agora colhe os frutos com essa homenagem. Agora, vira-se essa página da sua história e toca-se em frente, enfrentando novos combates, novas esperanças e novas conquistas”.

O homenageado do dia, Des. Júlio Cardoso, por sua vez, agradeceu a todos os amigos, servidores e colegas de profissão que se fizeram presentes, principalmente àqueles que vieram de outras cidades para a celebração. “É muito reconfortante estar com todos vocês. Minha vida é um livro de 75 páginas que completo dia 16, e 40 delas foram escritas aqui, nesse Estado que escolhi”. 

O magistrado também fez um agradecimento especial à sua família. “Com uma esposa, três filhos, e seis netos, o que mais poderia desejar da minha vida, se não o reconhecimento ao esforço que vocês tiveram ao me acompanharem nesse Estado que, por 40 anos me serviu de casa”.

Carreira – Nomeado para exercer o cargo de Juiz Substituto na Comarca de Dourados em 1984. Em 05 de dezembro de 1984 tomou posse como Juiz substituto da comarca de Itaporã/MS, sendo que nessa condição atuou em Fátima do Sul, Maracaju e Glória de Dourados.

Em janeiro de 1985, tomou posse como Juiz titular na Comarca de Aparecida do Taboado, sendo que foi promovido por merecimento, tendo permanecido nessa comarca até 1987, quando novamente foi promovido, por merecimento, para a comarca de Paranaíba, sendo Juiz da 2ª Vara até 10 de abril de 1995, quando por fim, mais uma vez por merecimento, foi promovido à entrância especial, desta vez à Comarca de Campo Grande – MS, onde atuou junto a 1ª Vara do Tribunal do Júri.

Figurou por duas vezes em listas de votação por merecimento ao Cargo de Desembargador, tendo sido promovido, por merecimento, ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul em abril de 2009.

Ao longo do período como desembargador, Júlio Cardoso fez parte da composição e presidiu a 5ª e 4º Câmara Cível, além da 4ª Seção Cível. Também compôs a Seção Especial Cível e do Órgão Especial. Nos 15 anos na corte sul mato-grossense, o Des. Júlio Cardoso julgou 36.180 processos e proferiu 15.827 despachos de mero expediente. Ao todo, participou de 1.032 sessões.

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
20°C
68% 0% 3m/s 260deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS