O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) impôs um alerta de tempestade para 55 cidades de Mato Grosso do Sul, incluindo a capital Campo Grande, com vigência desde a quarta-feira (2) e o final da manhã desta quinta-feira (3).
Mesmo com o alerta, o outro aviso é referente a continuidade da onda extrema de calor, que também impõe temperaturas de 3°C a 5°C acima da média em todas as cidades. Essa situação meteorológica deve continuar, pelo menos, até o dia 8 de outubro, como informado pela reportagem na segunda-feira (30).
Referente a possibilidade de chuva, o Inmet explica que as chuvas terão 50 milímetros até o final do dia, além de ventos intensos de até 60 km/h, podendo ocorrer queda de granizo, baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Para as áreas que podem ser atingidas, o instituto elenca: sudoeste, pantanal e leste do estado.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) confirma que as temperaturas seguirão altas até o dia 2 de outubro.
No entanto, entre a quarta e quinta-feira, dias 3 e 4, respectivamente, o avanço de uma frente fria, aliado a combinação de calor e umidade deverá favorecer aumento de nebulosidade, probabilidade para chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.