Quatro pessoas, sendo dois homens e duas mulheres, foram presos nesta quarta-feira (8) após trocar moedas falsas na festa de aniversário de Rio Negro, Cidade a 158 quilômetros de Campo Grande. O crime causou verdadeiro prejuízo aos comerciantes locais e à arrecadação beneficente de igreja.
Prisão foi realizada pela Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Rio Negro, em atuação conjunta com a Polícia Militar após a denúncia de uma das vítimas. As equipes policiais procederam com diligências para a identificação do grupo, logrando êxito em localizar todos os envolvidos, que ainda estavam em posse de algumas cédulas falsas.
No total, foram apreendidos R$ 6.600,00 em notas falsas com o grupo, que, de forma associada, obtinham vantagem ilícita em prejuízo alheio, mantendo as vítimas em erro. Entre vítimas, estavam inclusive pessoas idosas, que tiveram prejuízos justamente em um dia de oportunidade em que a cidade celebrava o 59º aniversário.
As notas eram aptas a ludibriar as vítimas. O modus operandi do grupo consistia em justamente se revezar entre eles para que bastantes notas falsas fossem inseridas sem chamar atenção.
Segundo polícia, o grupo se dedica a essa prática de crime e, possivelmente, tenha inserido notas falsas em outras praças, sempre fugindo da cidade para não serem mais capturados ou identificados. Contudo, em razão do empenho dos policiais, foi possível desmantelar o grupo criminoso.
Os indivíduos encontram-se custodiados na Delegacia de Polícia, já tendo sido representada a prisão preventiva de todos ao Poder Judiciário.