A Uefa divulgou um relatório intitulado “Panorama de Talento e Competições de Clubes da Europa”, revelando um recorde de público nos estádios europeus durante a temporada 2022/2023, com aproximadamente 209 milhões de espectadores.
O número representa um aumento de 4% em relação ao recorde anterior, que pertencia à temporada 2018/2019. A análise abrangeu dados de 21.258 partidas oficiais realizadas no último ano de todas as ligas europeias, incluindo futebol masculino e feminino, de todas as divisões.
Do total, 109 milhões de torcedores estiveram presentes nos estádios para assistir aos jogos das principais competições europeias de futebol masculino, enquanto apenas 3 milhões acompanharam ao vivo as partidas de futebol feminino. Vale destacar que uma fatia considerável de 68 milhões de espectadores assistiram a partidas de fora da primeira divisão.
Top 3
Segundo o relatório, a LaLiga da Espanha registrou 22,2 milhões de espectadores nos estádios do país durante a última temporada, ocupando o terceiro lugar. Em termos de equipes, entretanto, o Barcelona liderou com 2,2 milhões de ingressos vendidos, alcançando uma impressionante média de 83.498 torcedores por partida oficial.
Bundesliga e Bundesliga 2 garantiram o segundo lugar à Alemanha, com 28,9 milhões de espectadores ao longo do último ano.
A Inglaterra lidera o ranking, com 44,5 milhões de pessoas frequentando os estádios para assistir a jogos de futebol, o que representa 21% de todos os torcedores europeus.
Centralização
Em toda a Europa, apenas 17 clubes atraíram mais de um milhão de espectadores em suas ligas locais na temporada 2022/2023.
Seis deles são da Inglaterra (Manchester United, Manchester City, Arsenal, Liverpool, West Ham e Tottenham); três da Espanha (Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid); três da Alemanha (Borussia Dortmund, Bayern de Munique e Schalke 04); três da Itália (Inter de Milão, Milan e Roma); e um da Escócia (Celtic).
A surpresa da lista é a França, onde o Olympique de Marselha conseguiu desbancar o Paris Saint-Germain (PSG) e atrair mais de um milhão de torcedores ao seu estádio durante o último ano.