Regras da Fifa criam desafio para patrocinadores do Fluminense no Mundial de Clubes

Nesta segunda-feira (18), a partir das 15, Fluminense faz sua estreia no Mundial de Clubes, disputado na Arábia Saudita. O clube enfrenta o Al-Ahly, do Egito, a partir das 15h, em partida válida pela semifinal da competição.

A participação da equipe carioca no torneio internacional poderia representar uma chance e tanto para seus patrocinadores alcançarem maior exposição midiática, em um momento marcante da história do clube. Porém, as regras estabelecidas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) criaram um desafio imenso para as marcas parceiras do Fluminense.

Apenas a fornecedora de material esportivo Umbro e a empresa de apostas Betano, patrocinadora máster do clube, poderão aparecer no uniforme usado pelo Fluminense no Mundial de Clubes da Fifa. Mesmo essas duas empresas também serão afetadas pelo regulamento, que exige camisas mais “limpas”. Portanto, suas logos precisaram ser reduzidas, em comparação aos modelos que têm sido utilizados pelo time no decorrer do ano.

Com a regra, ficarão de fora do Mundial de Clubes os seguintes patrocinadores do Fluminense: Zinzane (ombros), Frescatto (clavícula), Zé Delivery (costas), Univassouras (barra da camisa) e Leve Saúde (peito).

Bernardo Pontes, que é sócio da Alob Sports e colunista da Máquina do Esporte, critica as restrições impostas pela Fifa, no Mundial. “Acredito que a manutenção apenas do (patrocinador) máster não é saudável para o mercado. Outras propriedades, como costas e manga poderiam ser incluídas, visto que são locais utilizados também em boa parte do mundo”, avalia.

Porém, o executivo, que acumula passagens por equipes como Fluminense, Vasco, Cruzeiro, Corinthians e Flamengo, faz uma ressalva: “Os parceiros, quando assinam os contratos, já possuem ciência dessas limitações impostas pela Fifa”, diz.

Criatividade

Algumas marcas que foram “barradas” pela Fifa no Mundial de Clubes resolveram apelar para a criatividade, como forma de engajarem o público.

Caso do aplicativo de entrega de bebidas Zé Delivery, que lançou nesta segunda-feira (18) uma promoção que permite aos torcedores resgatarem, pelo sistema de pontuação Zé Compensa, exemplares da camisa contendo a sua logo.

A promoção é válida para usuários que residem no estado do Rio de Janeiro e estão cadastrados no Zé Compensa. Para resgatar a camisa, são necessários 150 pontos.

Betano e Umbro

Garantidos no Mundial de Clubes, Betano e Umbro aproveitaram o clima criado em torno da competição para realizarem uma ação conjunta na areia da Praia de Copacabana, um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro, que recebeu a escultura de uma camisa gigante do Fluminense, com 900 m² de área.

Ela foi elaborada pelo artista Rogean Rodrigues, que há mais de 30 anos cria esculturas em Copacabana, e ficará exposta no local até sexta-feira (22). A obra foi produzida com areia natural e tinta com base em água, composta por propriedades biodegradáveis, que não agridem a natureza.

“Ter esse manto sagrado nas areias de um dos lugares mais lindos do mundo é um reconhecimento que nos deixa muito contentes, além de ser uma eternização da parceria com o Flu”, afirma o diretor nacional de marca da Umbro Brasil, Eduardo Dal Pogetto.

A iniciativa é assinada pela agência Alob Sports. “Essa ação representa perfeitamente o que foi o nosso ano: gigante. Tirar do papel uma ideia e contar com o aval da Betano, Umbro e do Fluminense, mostra que pensar diferente no esporte dá resultado. Estamos falando de uma exposição em dos pontos turísticos mais famosos do mundo, a praia de Copacabana. Temos convicção que essa imagem vai repercutir globalmente”, diz Pontes.

Escultura gigante da camisa do Fluminense, instalada na Praia de Copacabana – Divulgação / Alob Sports

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
17°C
72% 0% 4m/s 170deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS