Secretário de Agricultura Familiar de MS participa de encontro sobre segurança alimentar dentro do desenvolvimento sustentável

O secretário Executivo de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais de Mato Grosso do Sul, Humberto Mello está hoje (18) em Cuiabá (MT) como palestrante no ‘Encontro do Sistema Brasileiro de Inteligência – ‘SISBIN Centro-Oeste: Desafio à Segurança Alimentar no Centro-Oeste’. O evento, realizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, reúne autoridades e especialistas de vários estados para discutir soluções que garantam o acesso à alimentação de qualidade para a população.

A programação do encontro inclui painéis importantes, como “Segurança Alimentar como um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável” e “Segurança Alimentar à luz das Ciências Ambientais”. O primeiro painel conta com a participação do Escritório Regional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e da Associação Mato-grossense dos Municípios. Já o segundo painel reúne pesquisadores de renome da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), de Mato Grosso do Sul.

O ‘SISBIN Centro-Oeste’ é uma iniciativa da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e visa integrar os órgãos e agências de inteligência da região para enfrentar ameaças à segurança nacional. A segurança alimentar tem sido uma das prioridades do governo federal, e este evento busca desenvolver estratégias para garantir o acesso universal à alimentação de qualidade.

Um grande desafio para os estados do Centro-Oeste, cujas economias são agroexportadoras, é compatibilizar a produção de grãos e proteínas com medidas de menor impacto ao meio ambiente e ao clima.

O secretário Humberto de Mello lembrou que Campo Grande, sediou em 2023 esse encontro da Abin com outra temática. “Ano passado eles fizeram esse seminário com o tema das ‘Mudanças Climáticas’, aí no Mato Grosso do Sul, e nesse ano aqui em Cuiabá abordando essa questão da insegurança alimentar nas políticas públicas para enfrentar esse dilema brasileiro”, explicou.

De acordo com Mello, o seminário regional reúne gestores dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás com intuito ser levado à mesa de discussão os temas relacionados a insegurança alimentar e os enfrentamentos que cada um dos estados, dos governos estaduais e o papel que o governo federal vem desempenhando para enfrentar e apresentar soluções para diminuir esse processo de insegurança alimentar das populações. “Acho importante a participação do Mato Grosso do Sul. Importante, porque nós temos o seguimento onde a Secretaria Executiva de Agricultura Familiar atua, um percentual alto dessas famílias que vivem em insegurança alimentar, e cabe a nós do governo do estado, sob orientação do governador Eduardo Riedel, trazer as políticas públicas e fazer elas chegarem a quem mais precisa”, definiu.

Humberto Mello citou quais os programas estão sendo desenvolvidos pelo governo de MS objetivando a correção do problema de insegurança alimentar no estado. Na relação, Mello destacou o Programa de Apoio às Comunidades Indígenas e Quilombolas de Mato Grosso do Sul (Proacinq), criado pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com a execução da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). “Estamos executando com bastante afinco o PA, o PNAE, agora o Fomento Rural e do governo do estado o Proacinq, sempre com apoio da Agraer que ajuda a gente aplicar essas políticas públicas a esses seguimentos”, disse.

Por fim, o Secretário Executivo celebrou o convite da Abin para o fortalecimento das ações da secretaria. “O convite da Superintendência Regional da Agência Brasileira de Inteligência, da ABIN, nos fortalece enquanto instituição, enquanto secretaria que está recém-criada, e diz um pouco que estamos no caminho certo, trabalhando as políticas públicas de apoio a agricultura familiar, aos assentamentos, as comunidades indígenas, as comunidades quilombolas e as comunidades tradicionais ribeirinhas do nosso estado. É uma satisfação estar aqui pelo Mato Grosso do Sul apresentando os nossos trabalhos no seminário regional da Abin”, concluiu.

 

 

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
23°C
43% 0% 3m/s 80deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS