Secretário de Governo visita Câmara da Capital, ouve demandas e estreita relação municipalista

Seja qual for o porte do município, a presença da gestão estadual em questões do dia a dia da cidade é essencial para que a diretriz municipalista seja plenamente aplicada. Baseado nessa linha, o Governo de Mato Grosso do Sul segue estreitando laços e ouvindo demandas localizadas, tanto que se reuniu com 18 dos 29 vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande, nesta quinta-feira (6), em agenda realizada na Casa de Leis campo-grandense.

A visita institucional, feita a convite do presidente da Câmara, o vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, foi encabeçada pelo secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, que contou ao seu lado com o secretário-executivo Gustavo Pereira, chefe da Secretaria Executiva de Gestão Política da Capital, vinculada à Casa Civil.

“O objetivo da visita foi ouvir dos vereadores as demandas, conversar e deixar as portas da Secretaria Estadual de Governo, da Secretaria-Executiva, abertas aos vereadores, legítimos representantes do povo, que vão trazer as demandas para atender a população”, diz Caravina, completando ainda que os vereadores tem entre suas funções serem como o “para-choque da população, seus principais interlocutores, que trazem as demandas”.

Já Gustavo Pereira ressaltou o trabalho junto à Câmara para trazer as demandas do município e apoiar o que for de competência do Estado. “A prefeitura hoje não consegue atender todas as demandas e o Estado, em contrapartida, vem ajudando para que resolva as demandas. Como a Câmara é a voz do povo, a gente faz essa interlocução no Governo do Estado”.

“Essa parceria é importante, todos os vereadores são gratos ao governador Eduardo Riedel por ter essa parceria e quem ganha é a população”, elogia o vereador Carlão, destacando a ajuda que o Governo de Mato Grosso do Sul vem oferecendo ao município.

Demandas

Algumas demandas já foram feitas no encontro pelos vereadores. Entre elas está a situação do Hospital São Julião – que está em impasse no convênio com a prefeitura, resultando em atraso nos repasses -, a preocupação com a redução do atendimento de pediatria em Campo Grande, e obras de infraestrutura nos bairros e nas estradas da área rural.

“O Governo de Eduardo Riedel é municipalista e tem olhado para Campo Grande, como também para os demais 78 municípios, elogia o vereador Juari, ressaltando a importância de integrantes da gestão estadual visitarem a Câmara para ouvir tais demandas.

Três dos principais eixos que pautam a administração estadual foram apresentados por Caravina: a educação como instrumento importante para transformação da sociedade; a saúde com o foco no Projeto MS Saúde, com o Mais Saúde, Menos Fila buscando de forma permanente zerar filas de cirurgias e exames, além do foco na atenção básica; e a infraestrutura com destaque às obras de drenagem e pavimentação realizadas sistematicamente pelo Estado.

Plano Plurianual

No encontro também foi abordado sobre o encontro regional que vai acontecer nesta sexta-feira (7) na Capital para discutir planejamento do Governo do Estado com foco em Campo Grande. O Plano Plurianual (PPA) para o período 2024-2027 será debatido no plenário da Câmara Municipal das 13h30 às 17h, em evento aberto para toda a população.

“O Governo está fazendo atualmente o PPA Participativo, ouvindo o que a população mais clama em Campo Grande e nos demais municípios”, afirma Caravina, acrescentando que o municipalismo une política e parte técnica para fazer as entregas à população.

Além de Campo Grande, participam do encontro desta sexta-feira a população de Bandeirantes, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Rio Negro, Rochedo, Sidrolândia e Terenos. Para pré-formatar a apresentação, desde 20 de junho o Governo percorre as sete regiões da Capital para ouvir as pessoas sobre as prioridades em políticas públicas e ações governamentais que estarão no Plano.

O PPA é um instrumento de planejamento previsto na Constituição Federal de 1988, elaborado a cada 4 anos pelos estados e demais entes federados. A participação da sociedade também pode ser feita por meio do endereço eletrônico voceparticipa.ms.gov.br.

Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS
*com informações da Câmara Municipal de CG
Fotos: Jeozadaque Garcia/CMCG

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
17°C
67% 75% 5m/s 160deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS