Integrar a demanda por mão de obra e qualificação focando no desenvolvimento do Estado, ouvindo os setores da economia para conhecer as necessidades dos empregadores. Estas são algumas das premissas do Governo do Estado, que por meio da Secretaria de Qualificação Profissional e Trabalho (SEQUALIT), da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) está modernizando os serviços por meio da Funtrab ( Fundação Estadual do Trabalho) e estreitando as relações de trabalho ouvindo todos os segmentos empresariais e industriais do Estado.
Para alinhar estas estratégias, foi realizada hoje (14) reunião entre o secretário-executivo da SEQUALIT, Esaú Aguiar, a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, o diretor-executivo da Biosul (Associaçao dos Produtores de Bioenergia de MS) e coordenadores e gerentes de RH das principais usinas de etanol e açúcar do Estado. O objetivo foi debater ações para maximizar a capacitação e captação de mão de obra nas indústrias sucroalcooleiras. Somente o setor tem hoje uma demanda de mais de 1.100 trabalhadores.
“Queremos elevar a qualidade deste trabalhador, seu nível de conhecimento de forma a atender a expectativa das indústrias”, salientou o secretário-executivo Esaú Aguiar, lembrando que a SEQUALIT foi criada para atender e trazer mão de obra para o Estado.
“Nosso objetivo é tornar o Estado próspero. Então a prosperidade acompanha o desenvolvimento e isso vem com o aporte do Governo às necessidades que as indústrias estão trazendo. Estamos desenvolvendo algumas soluções que são para tentar auxiliar as empresas, usando a Inteligência Artificial para fazer toda a identificação das demandas de qualificação, de alocamento de perfil e indicação, tentando aprimorar nossa eficiência com ajuda do segmento”, enfatizou.
Ele conclamou as indústrias do setor sucroenergético a participarem das ferramentas e ajudarem no trabalho de melhorar os indicadores de trabalho no Estado. “Queremos que vocês tragam estas vagas para que consigamos identificar a necessidade de capacitação e perfil”, reforçou.
A atuação conjunta do Estado e iniciativa privada foi destacada pelo diretor-executivo da Biosul, Érico Paredes. “Este trabalho e muito relevante por parte do Governo do Estado em ouvir estas demandas de cada setor, ver como cada grupo trabalha, para termos ações mais efetivas tanto na captação quanto na qualificação de mão de obra”.
Aguiar complementa que na capacitação, juntamente com a Funtrab, a SEQUALIT está recebendo sugestões para definir quais os cursos e treinamentos mais adequados a cada segmento. “Estamos montando um grande pacote de capacitação, programas mais extensos. Estas são entregas que estamos fazendo. Esse é um sentimento que nunca tivemos no Estado, que é pensar o seu desenvolvimento com o apoio das indústrias”, sinalizou.
Feira da Empregabilidade da Bioenergia
A diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi destacou na reunião a intenção do Governo em realizar uma feira de empregabilidade voltada para o setor de bioenergia. “Trouxe aqui para vocês a ideia de criar um grande road show de empregabilidade, a exemplo dos feirões que realizamos semanalmente na Funtrab. A ideia é fazer um dia B, com cidadania, documentos, ofertando vagas de emprego, atuando para o atendimento também de imigrantes. Nossa meta é fomentar o trabalho voltado para a melhoria de renda das famílias e a inclusão social, sem deixar de lado o crescimento do Estado”, pontuou.
Rosana Siqueira, da Semadesc
Fotos – Rosana Siqueira e Assessoria do Biosul