Semadesc discute oportunidades de emprego no setor da mineração em Mato Grosso do Sul

 

Os investimentos em mineração em Corumbá e Ladário devem superar US$ 100 milhões em perfuração para confirmação de reserva medida de ferro e manganês, pesquisas e sondagens em áreas de mármores, compra de britadores móveis e reforma dos britadores existentes. Os projetos, acompanhados pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), estão sendo realizados nas áreas de mineração em Corumbá e Ladário (Distrito minerário de Ferro e Manganês de Urucum) e nas áreas de calcários e mármores. A meta é aprimorar as operações de extração e beneficiamento de ferro, manganês e mármores na região.

Tendo em vista todo esse movimento, e sempre atentos as diretrizes da Estratégia Estadual de Qualificação Profissional para a Inclusão, para a Produtividade e o Emprego, instituída pelo DECRETO Nº 16.172, de 2 de maio de 2023 – MS Qualifica, o secretário executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Bruno Bastos juntamente do presidente da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), Ademar Silva Júnior, reuniram suas equipes para alinhar as demandas desse setor produtivo e apoiar a busca por uma mão de obra especializada em mecânica de máquinas da linha amarela, além de profissionais da área de planejamento e controle de manutenção (PCM), que é uma estratégia gerencial que busca controlar as atividades de manutenção em uma empresa.

A curto prazo, existe uma necessidade de 400 operadores, e a busca por essa mão de obra será feita em parceria com a Funtrab em todos os municípios do estado, com um maior foco em Campo Grande, Três Lagoas e Dourados, locais onde serão realizados feirões de empregos com essas oportunidades. As vagas abrangem diferente níveis de de experiência e qualificações, mas todas elas são para a indústria da mineração.

Segundo o secretário executivo Bruno Bastos “o Governo do Estado está empenhado em apoiar essa iniciativa, inclusive nos colocamos a disposição para construir um programa EMPREGA MINERAÇÃO”, entendemos que as empresas promovem o crescimento econômico, destas cidades e sem dúvida, as oportunidades são muito bem-vindas para a melhoria da qualidade de vida dos nossos cidadãos”.

Sempre sob o guarda-chuva do MS Qualifica que tem entre seus eixos de atuação a Qualificação Profissional e Produtividade, com o alinhamento entre oferta e demanda de qualificação profissional, inclusão produtiva e geração de renda e requalificação profissional; dar condições de empregabilidade e empreendedorismo, com a redução do desemprego e do desalento, além de estimular o primeiro emprego; promover a governança e transversalidade com os setores público e privado, por meio de convênios e parcerias e captação da demanda do setor produtivo.

Com informações de Marina Dobashi, Semadesc

Fonte

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
31°C
58% 75% 7m/s 70deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS