O secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, e o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Herivelto do Carmo Moisés, assinaram convênio na tarde dessa sexta-feira (11) que garante o início do Programa de Qualificação Profissional para a Produtividade e o Emprego em Mato Grosso do Sul, o “Voucher Transportador”.
As aulas serão ministradas por profissionais do Senat. Os motoristas que já se inscreveram no programa e já estão em processo de migração das Carteiras de Habilitação para as Categorias D (ônibus) ou E (carretas), tão logo concluam essa etapa de regularização documental já poderão iniciar as aulas. Eles precisam cumprir carga horária de 107 horas/aula para serem habilitados na nova categoria profissional.
O Voucher Transportador oferece, nessa primeira etapa, 660 vagas de qualificação para motoristas profissionais que queiram fazer a migração das habilitações para categorias D e E. As aulas acontecerão em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas.
O programa é conduzido pela Semadesc, em parceria com o Sest/Senat e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito). A Semadesc garante os recursos para custeio dos cursos e a estruturação do Programa. O Detran deu isenção nas taxas de alteração de categoria e todos os exames necessários e o Senat injetou recursos para custear a migração da Carteira de Habilitação.
O Voucher Trabalhador faz parte do Plano Estadual “MS Qualifica”, pelo qual o governador Eduardo Riedel busca capacitar profissionais em áreas que têm vagas abertas no mercado de trabalho, promovendo geração de emprego e aumento na renda do cidadão.
A criação do programa atende uma demanda do setor de transportes, já que muitas vagas para motoristas estão abertas, no entanto, faltam profissionais qualificados para preencher os cargos.