Linhas de créditos exclusivas e específicas para os micro e pequenos produtores. Com este objetivo, Mato Grosso do Sul é integrante da segunda caravana da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), evento que acontece até o dia 26 de março, na capital e em Dourados, e que realizará também oficinas e palestras, promovendo o desenvolvimento local, estimulando a geração de empregos e renda, e fornecendo orientações para que os empresários locais possam acessar o crédito de maneira mais eficiente.
O evento, que acontece no Mercadão Municipal contou com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional Waldez Góes, do governador do Estado Eduardo Riedel, da superintendente da Sudeco Rose Modesto, do secreário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Walter Carneiro Jr, do vice-presidente de Negócios Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron, de Iêda Leal, Secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir); Cláudio George Mendonça, Superintendente do Sebrae de Mato Grosso do Sul, entre outros.
O governador Eduardo Riedel afirmou que a iniciativa potencializa o crescimento econômico do Estado. “O Mato Grosso do Sul alcançou a condição econômica, sem dúvida nenhuma, com a participação extremamente importante do fomento das linhas de crédito oferecidas e que permitiram que micros, pequenas, médias e grandes empresas se instalassem no Estado. O empreendimento não tem tamanho, o sonho não tem tamanho. Cada um que quiser empreender e gerar um emprego que seja, a Sudeco e o FCO [Fundo do Centro-Oeste] estão olhando com muita atenção”, classificou.
Para a superintendente da Sudeco, Rose Modesto, o evento tem por finalidade disponibilizar ao setor produtivo, todas as possibilidades de ter acesso aos recursos. “Quero agradecer ao governador Riedel, que tem sido um grande parceiro desde a primeira caravana junto com o governo federal e com as instituições parceiras e garantidoras de crédito, e dizer que o Fundo do Centro-Oeste (FCO) possui R$ 1 bilhão aos produtores”, ressaltou.
Para o secretário-adjunto da Semadesc, Walter Carneiro Jr, a iniciativa da Sudeco em destinar recursos para o microcrédito é extremamente positiva. Ele destacou que neste ano uma das novidades foi a integração do Fampe (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas) nas Caravanas da Sudeco, uma iniciativa que visa levar assistência e suporte financeiro direto aos empreendedores do Centro-Oeste. “Acreditamos que com essa parceria estratégica o crédito alcance aqueles que mais necessitam, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da região”, destacou.
Ele lembra que o Governo do Estado é um grande parceiro nas ações que permitam o desenvolvimento dos pequenos negócios. “O Governo do Estado tem preparado boas políticas públicas de capacitação e parceria entre os entes para que as coisas caminhem. O objetivo é um só, chegar na ponta, atender a população”, enfatizou.
Estão participando do evento, agentes de fomento ao crédito como Sebrae, Banco do Brasil, Sicredi, Sicoob, Cressol, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), e diversas outras organizações de empresários e comerciantes locais.
Em seu discurso, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse que o diálogo e a construção de políticas de Estado permitem o desenvolvimento econômico, a diminuição da desigualdade social, alcançando milhares de pequenos empresários. “Reforçamos aqui a parceria e o pacto com o Mato Grosso do Sul, no combate às desigualdades e geração de renda”.
Durante o evento ainda foi entregue ao ministro Waldez um relatório elaborado pela Sudeco, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sobre a identificação de polos de irrigação com potencial de implantação nas áreas destinadas à agricultura familiar no Centro-Oeste”.
Em 2023, a Caravana da Sudeco passou pelo Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, lançando novas linhas de financiamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste: FCO Mulher Empreendedora, FCO Irrigação e o FCO Leite, demonstrando o compromisso contínuo da autarquia com o desenvolvimento econômico e social da região.
Também no lançamento da segunda edição, foram assinados contratos do FCO com empreendedoras e empresários para aquisição de equipamentos e investimentos na produção.
Participaram da abertura do evento, o secretário Eduardo Rocha (Casa Civil) e o deputado estadual Rinaldo Modesto, representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Afrânio Pissini e Álvaro Rezende