A 32ª edição do Sertões, considerado o o maior rali das Américas, terminou no último sábado (31), após nove dias de disputas pelo Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. Ao todo, foram mais de 300 competidores nas categorias moto, carro, quadriciclo e UTV. Mas, foi do lado de fora dos veículos que a competição bateu recordes.
Em 2024, o Sertões alcançou o maior número de patrocinadores de sua história. Como consequência disso, também foi palco para um número inédito de ativações das marcas. De acordo com os organizadores, foram 45 empresas envolvidas, entre patrocinadores e parceiros, que, juntos, realizaram mais de 20 ativações.
“Mais do que um evento esportivo tradicional de automobilismo, essa trajetória nos transformou em um hub de negócios, entretenimento e comunicação. Temos uma produção intensa de conteúdo para os canais digitais e um trabalho de relações públicas que destaca nossas marcas parceiras. Todos são fundamentais na construção de um evento de tamanha complexidade e de muito critério para garantir um espetáculo desafiador e divertido”, afirmou Leonora Guedes, CEO do Sertões.
“As marcas descobriram o Sertões BRB como uma plataforma de comunicação bem estruturada para ativações focadas em awareness, relacionamento, comunicação, experiências B2B e B2C, além de vendas. Nesta edição, conseguimos bater o recorde de patrocinadores, que realizaram mais de 20 ativações, em quatro Vilas Sertões BRB abertas ao público nas cidades anfitriãs, além das ações digitais em redes sociais, site e imprensa”, explicou Cristiano Hori, diretor comercial do Sertões.
Veja abaixo um resumo do que as marcas realizaram no evento:
Banco BRB
Dono das naming rights, o banco BRB marcou presença nos uniformes do staff, nos veículos da competição e nas Vilas Sertões. Além disso, teve como ativações um estande na Vila Sertões da Arena BRB Mané Garrincha, com parede de escalada, “photo opportunity” e área para descanso, assim como “photo point” de um carro de rali e campanha de ingressos solidários para arrecadação de alimentos não perecíveis.
Petrobras
Título de Combustível Oficial do Sertões BRB 2024, por meio da Gasolina Podium, que é carbono zero e, assim, contribuiu com a sustentabilidade do evento. A estatal ainda deu suporte às ações ambientais e sociais da competição.
Eisenbahn
Estreante como cerveja oficial do Sertões, a marca criou um lounge batizado de “Modo Eisen” para o público presente interagir com as ativações como o “Pit-Stop Unfiltered”, uma competição entre cinco participantes sobre o “Perfect Serving” (maneira como cada marca indica o consumo de sua bebida), e o “Mural Modo Eisen”, que contou com fotos instantâneas tiradas na hora.
Vivo
Operadora oficial do evento, a marca disponibilizou aos fãs um simulador de rali. Baseado em uma caminhonete off-road, a tecnologia traz todos os comandos da competição e, por meio de um simulador, os participantes foram guiados por vários trajetos da prova.
Além disso, a Vivo ainda contou com “Photo Boot”, em que os participantes puderam fazer uma foto com as imagens disponíveis no totem, registrando o momento como pilotos de corrida do rali, assim como um espaço para recarregar o celular e uma área de sombra e relaxamento para os participantes.
Mitsubishi
Montadora oficial do evento, a marca japonesa realizou uma exposição de carros de competição em comemoração aos 25 anos da Mit Cup, além de um estande para demonstração dos veículos, um lounge para receber convidados e uma loja itinerante oficial de peças para os veículos competidores.
A marca também teve uma categoria exclusiva no Sertões para veículos Mitsubishi L200 Triton e disponibilizou exemplares do modelo para servirem como frota da organização do rali.
Honda
A empresa contou com uma área com mais de 1.500 metros quadrados com exposição e venda de motos, além de uma área de convivência para os fãs. Tradicional no Sertões, a marca também contou com uma equipe de fábrica para competir.
Correios
A estatal teve exposição de marca e realizou ativações em todas as cidades onde foram montadas as Vilas Sertões. Em Brasília (DF), a mascote oficial da empresa, o Carteirito, e um carro da Sedex abriram oficialmente a Arena Sertões.
Em Formosa (GO), os Correios entregaram prêmios para crianças premiadas pelo Concurso das Artes promovido pelo Sertões, enquanto em Santa Maria da Vitória (BA), o locutor do Sertões recebeu das mãos do carteiro da cidade o microfone que deu abertura ao portal de chegada dos competidores.
Já em Luís Eduardo Magalhães (BA), os Correios garantiram a agilidade na entrega das planilhas dos competidores para orientação no percurso do dia seguinte, enquanto na chegada, em Brasília (DF), a empresa realizou a entrega dos troféus e medalhas.
Protork
Uma das maiores fabricantes de acessórios de motociclismo do Brasil, a marca operou a loja oficial do Sertões durante o evento de maneira presencial e on-line.
Yamaha
A marca contou com uma loja com produtos da marca, “photo opportunity 360°”, lounge para convidados e espaço para coworking.
Primefield
A empresa de tecnologia com foco em soluções de links de satélite para uso em locais remotos sem acesso a redes de dados ativou a parceria com exposição de produtos, além de contar com a logomarca presente com antenas nas Vilas Sertões e em todos os carros do staff.
BF Goodrich
Dona da propriedade de pneu oficial do Sertões, a marca teve o apresentador Fernando Fernandes, da TV Globo, como embaixador, e realizou ativações nas Expedições Sertões, operação de turismo de aventura do Sertões que leva aventureiros com seus veículos 4×4 a participar do Sertões, acompanhando diariamente o evento de perto.
Karcher
A marca ativou a parceria com o Sertões com demonstrações do uso eficiente de seus equipamentos para a lavagem diária de todos os 200 veículos de competição do evento, sempre após as etapas. Além disso, contou com um lounge com showroom para demonstração do portfólio da empresa para visitantes da Vila Sertões BRB, em Brasília (DF).
Conasa
Focada em saneamento e serviços ambientais, a empresa entregou 250 filtros de água caseiros em comunidades ao longo do roteiro do Sertões que não tinham acesso a água potável, assim como duas miniestações de tratamento de água para escolas públicas municipais e hortas pedagógicas na zona rural para complementação da merenda escolar.
A marca ainda realizou palestras de educação ambiental para estudantes do ensino fundamental, promoveu a coleta de óleos de cozinha para a destinação à fabricação de amaciante e sabão para doação para entidade social e viabilizou parcerias com cooperativas locais para recolhimento e destinação correta de resíduos recicláveis.
Lwart
A ativação da marca foi feita por meio de um estande para interação com o público nas Vilas Sertões de Brasília (DF) e Luís Eduardo Magalhães (BA). Além disso, disponibilizou um ponto de coleta para lubrificantes usados pelas equipes de competição, com o objetivo de rerrefino e retorno ao mercado por intermédio da economia circular, em forma de óleo básico, matéria-prima para os grandes fabricantes nacionais.
Prospera
Empresa foi responsável pela neutralização das emissões de CO2 de todo o evento, desde os deslocamentos dos colaboradores, até os carros de competição.
HStern
A fabricante de joias detém o licenciamento da marca Sertões para criação de relógios e cordões exclusivos do evento, que são vendidos nas lojas físicas e on-line. Além disso, realizou diariamente a ativação do colar do líder, presenteando os líderes de cada categoria com um colar após os resultados serem computados.
No final da competição, a empresa entregou relógios de edição limitada aos campeões de cada categoria.