Além de conhecer o motivo da omissão, o contribuinte poderá fazer a declaração em atraso, utilizando as informações da pré-preenchida
A partir desta sexta-feira (7/7), o serviço Meu Imposto de Renda, disponível no app, eCAC e na página da Receita Federal, passa a apontar se o contribuinte tem pendências em relação à declaração do imposto de renda não entregue.
O registro sobre omissão aparece para os contribuintes que estavam obrigados a declarar, mas não apresentaram a declaração até o momento. No Meu Imposto de Renda, o contribuinte, além de ver o motivo da omissão, poderá fazer a declaração em atraso, utilizando as informações da pré-preenchida.
A regularização da situação de omissão de declaração (apresentando a declaração em atraso) evita que o CPF do contribuinte seja classificado como ‘Pendente de Regularização’ e que ele tenha uma série de problemas no seu dia a dia.
Essa inovação fornecerá informações importantes sobre a omissão da declaração de imposto de renda, permitindo compreensão mais clara das circunstâncias envolvidas.
Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, José Carlos da Fonseca, essa nova funcionalidade representa um avanço na consolidação dos serviços do IRPF na solução Meu Imposto de Renda.