Subea recebe Paulo Ancelmo, idealizador do departamento referência em Bem-Estar Animal no País

A Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea) recebeu na tarde dessa terça-feira (7), duas figuras importantes da causa animal, o idealizador e ex-diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Campinas (DPBEA), professor Paulo Ancelmo e a ativista e presidente da Ong Quintal de São Francisco, Angela Caruso. Ambos vieram até o Mato Grosso do Sul para uma palestra no interior e aproveitaram para conhecer as instalações e os trabalhos realizados pela Subea em Campo Grande.

No encontro organizado pelo ativista Beto Araújo, foram apresentados todos os serviços oferecidos pela Prefeitura através da Subsecretaria e os projetos futuros que serão colocados em funcionamento.

Paulo Anselmo é veterinário e por oito anos esteve à frente e do departamento referência no País no que se refere à aplicação de políticas voltadas para o bem-estar animal. Segundo Anselmo, Campo Grande hoje não deixa a desejar em ações efetivas de resultado para a causa. “Fiquei surpreso com tudo que vi, e foi posto em prática em tão pouco tempo”, ressaltou.

A presidente da ONG, Angela Caruso, ativista da causa desde 1989, demonstrou satisfação em ver as ações aplicadas e destacou o trabalho. “Da outra vez que estive aqui, não existiam serviços efetivos sendo ofertados pelo município. Esse avanço só tende a trazer benefícios para a população”, frisou.

Assim que assumiu a pasta, em novembro de 2022, a secretária Ana Luiza Lourenço foi até Campinas para conhecer as boas práticas no departamento. “Fui conhecer o que há de melhor em políticas públicas em bem-estar animal, e fui recebida pelo Paulo, que me mostrou detalhadamente o funcionamento daquele espaço”.

Subea

A Prefeitura de Campo Grande, através da Subea disponibiliza atendimento clínico exclusivo para cães e gatos, por meio de consultas médico-veterinário, vacinação antirrábica, vermifugação, aplicação tópica para controle de pulgas e carrapatos, microchipagem e encaminhamento para castração em clínicas credenciadas pela prefeitura.

Em março deste ano, foi firmado convênio com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), para encaminhamentos de casos de alta complexidade, tais
como exames laboratoriais, radiografias, ultrassom, eletrocardiograma, endoscopia, cirurgia ortopédica, cesariana, piometra, internação, entre outros.

Serviço

São distribuídas 15 senhas pela manhã, a partir das 7h30 e 15 senhas no período da tarde, a partir das 13h. Além do NIS, o tutor deve apresentar comprovante de residência e documento com foto para atendimento.

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
17°C
77% 0% 3m/s 180deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS