Tokyo Auto Salon 2024 apresenta novidades para fãs de esportivos

Toyota apresentou versão renovada do apimentado GR Yaris, com opção de câmbio automático; Honda aposta em Civic intermediário mais acessível que o Type-R

de exposições Makuhari Messe. A mostra é realizada desde 1983 e surgiu como um espaço para a customização, o que vale dos pequenos preparadores às grandes montadoras. Não faltam máquinas únicas e modelos de competição, mas há também sempre alguma novidade a caminho das concessionárias japonesas.

Toyota, por exemplo, mostrou pela primeira vez o seu renovado GR Yaris. No Japão, a sigla da Gazoo Racing, a divisão de competição e alta performance da marca, é sinônimo de emoção e alta performance ao volante. Inspirado na versão que domina o Mundial de Rally (WRC), o modelo conta com tração integral e o motor três cilindros 1.6 turbo gera interessantes 224cv.

Rodas BBS aro 18; uma aerodinâmica aprimorada e a largura aumentada para garantir mais ‘chão’ são alguns dos atributos do Toyota GR Yaris, pensado para uma direção esportiva, mas também para categorias de entrada nas pistas e nos ralis.

A posição de quem dirige foi abaixada em 25mm para favorecer o centro de gravidade e os instrumentos auxiliares foram inclinados em 15 graus na sua direção, para facilitar o acesso aos comandos.

A tela TFT 12.3 polegadas não é voltada para o entretenimento, mas, sim, para o controle dos modos de condução, que incluem um ‘circuit mode’ acionável apenas em locais onde é possível acelerar sem restrições, o que é monitorado via GPS.

A novidade para este ano é a opção de uma transmissão automática de oito velocidades acionada por borboletas no volante. A unidade foi testada e desenvolvida pela Toyota no Japonês de Rally e no Super Taikyu, campeonato de endurance aberto a carros de turismo.

Menos extremo

Honda, por sua vez, apresentou um modelo menos extremo, embora igualmente com uma pegada esportiva. Se o Civic Type-R (oferecido no Brasil, a partir de R$ 430 mil) é um foguete disfarçado de sedã, o Civic RS quer fisgar quem busca uma versão algo mais ‘civilizada’ do sedã, sem o formalismo das configurações tradicionais.

Nada de asa traseira generosa; menos potência, mas toques como as rodas aro 18 e as grades em formato de colmeia para justificar a sigla. O modelo será lançado em breve no Japão, com a perspectiva de chegar a outros mercados (Europa, especialmente).

Honda Civic RS será mais discreto no visual e performance que o Type-R / Tokyo Auto Salon

Fonte: CNN Brasil 

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
18°C
77% 0% 4m/s 240deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS