Trabalhadores da UTR recebem doação de 1,5 Tonelada de materiais coletados durante 9° Drive-Thru da Reciclagem

O Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) entregou nesta semana, na Usina de Triagem de Resíduos Sólidos de Campo Grande (UTR), aproximadamente uma tonelada e meia de resíduos que foram coletados durante a 9ª edição do Drive-Thru da Reciclagem, que aconteceu de 15 a 17 de junho, nos altos da Avenida Afonso Pena.

Papel, papelão, plásticos e pets diversos, sucata de ferro, latinhas e garrafinhas coloridas foram alguns dos materiais destinados às quatro instituições que compõe a UTR: Atmaras/MS, Novo Horizonte, Coopemaras e Cata MS.

Para Gilda Macedo, presidente da Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis dos Aterros Sanitários de Mato Grosso do Sul (Atmaras/MS), o material chegou no momento certo, pois, por conta da chuva, o volume de descarte nos últimos dias está baixo.

“Num momento em que estamos com problema na precificação do material, que está baixa e com baixo volume de resíduo sólido na coleta seletiva, esse montante vai nos ajudar com a geração de renda. Agora vamos dividir para os quatro grupos e todos se beneficiam”, destaca ela.

Depois que a coleta chega na UTR, o próximo passo é realizar a triagem. “Agora vamos abrir a sacaria para fazer a pré-triagem e mandar para a esteira e o que estiver bom vamos prensar para comercializar”, pontua Gilda.

“Investir na educação ambiental é um dos objetivos de Campo Grande. Nos comprometemos, a partir desta edição, em repassar para eles todo material arrecadado durante as edições do Drive-Thru da Reciclagem. É uma forma de contribuir com esses trabalhadores que fazem muito pela nossa cidade ajudando a mantê-la limpa e sustentável. Assim, todos saem ganhando”, enfatiza Adir Diniz, coordenadora geral do FAC.

“A proposta de valor do Drive-Thru da Reciclagem é justamente unir todos os eixos em prol da qualidade do Planeta. Consequentemente, trabalhamos muito a questão da cidade sustentável, que é justamente a união de todos os eixos; gestão pública, iniciativa privada e terceiro setor. Com isso, estamos levando os recicláveis na UTR, mostrando nosso foco, da união de todos os eixos, como oportunidade de geração de renda e fomento do empreendedorismo, do negócio e da qualidade de vida”, pontua Ana Franzoloso, embaixadora do Lixo Zero Brasil.

Coleta Seletiva

A coleta seletiva dos resíduos sólidos é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, tais como papéis, plásticos, vidros e metais. Em Campo Grande, a coleta é feita porta a porta e em locais de entrega voluntária (LEV).

Clique no link para saber onde descartar o resíduo corretamente: www.solurb.eco.br/servico/locais-de-entrega-voluntaria-lev.

Clique no link www.solurb.eco.br/servico/coleta-seletiva para saber por quais bairros a coleta seletiva passa.

A 10ª edição do Drive-Thru da Reciclagem acontece em outubro, nos altos da Afonso Pena, ao lado do Bioparque. O evento é realizado pela Du Bem, com apoio do FAC, Berpram, Aço e Aço e apoio Institucional da Prefeitura de Campo Grand

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
13°C
88% 100% 5m/s 160deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS