Transmissões esportivas gratuitas geraram € 4,9 bilhões para a Europa

Um relatório encomendado pela União Europeia de Radiodifusão (EBU, na sigla em inglês), feito pela Oxford Economics, apontou que as transmissões esportivas públicas geraram, em impactos diretos e indiretos, € 4,9 bilhões para o PIB da Europa e gerou mais de 60 mil empregos em 2022.

O estudo avaliou 188 mil horas de programação esportiva aberta na rádio e na televisão, feitas por 44 membros da EBU em 31 países, incluindo eventos de grande visibilidade e valor, como a Copa do Mundo e o Mundial de Atletismo. Além disso, também considerou o envolvimento dos fãs de esportes através de sites, aplicativos e redes sociais.

“A nossa análise revela uma relação simbiótica entre a transmissão esportiva gratuita e a vitalidade econômica, ilustrando os efeitos em cascata de longo alcance desta indústria dinâmica em todo o continente”, disse Doug Godden, economista-chefe da Oxford Economics e autor do relatório.

O estudo dividiu a pegada econômica deixada por este mercado em três frentes: impacto direto, indireto e induzido. Entre os impactos diretos, estão uma contribuição de aproximadamente € 900 milhões ao PIB europeu, além de mais de 5.000 empregos gerados.

Os impactos indiretos consideram as despesas dos membros da EBU em bens e serviços, o que inclui câmeras, direitos de mídia, catering e serviços de edição. Nesta frente, as transmissões esportivas gratuitas geraram € 2,7 bilhões ao PIB europeu e apoiaram mais de 38 mil empregos.

Por fim, o impacto induzido, que refere-se à atividade econômica gerada pelos salários pagos aos funcionários dos membros da EBU e aos que fizeram parte de sua cadeia, gerou €1,4 bilhão adicionais e apoiou 16.420 empregos.

“Este relatório sublinha o quão central é o serviço público de comunicação social para o ecossistema esportivo na Europa. Com um público potencial combinado de 1 bilhão de pessoas, nossos membros garantem que o esporte tenha a melhor vitrine do mundo para inspirar e encorajar os atletas do futuro”, afirmou Glen Killane, diretor executivo da Eurovision Sport, plataforma de streaming esportivo da EBU.

“Apoiar as federações esportivas a nível nacional e internacional é apenas um dos efeitos do investimento que os nossos associados proporcionam. Como organizações sem fins lucrativos, o nosso investimento vai direto para onde é mais importante, proporcionando um imenso efeito multiplicador”, seguiu.

As transmissões esportivas gratuitas, segundo o estudo, também podem aumentar a base de fãs de esportes emergentes, auxiliando no crescimento de suas receitas e propagandas.

Além disso, são um catalisador para diversos benefícios sociais, que envolvem o aumento de saúde e bem-estar, a partir da promoção da participação esportiva de base.

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