A Turquia foi a seleção de futebol que mais cresceu em seguidores no mês de início da disputa da Euro e da Copa América, encerradas no último domingo (14).
Segundo o ranking digital do Ibope Repucom, a seleção turca desbancou, no mês de junho, inclusive a Espanha, que seria campeã da competição europeia, e Argentina, vencedora do torneio sul-americano e atual campeã da Copa do Mundo. Foram 1,6 milhão de novos inscritos considerando as cinco principais plataformas (Facebook, Instagram, X, YouTube e TitkTok).
Esse número representa um aumento significativo de 40,16% nas redes sociais da Federação Turca de Futebol. A segunda posição no levantamento ficou com a Espanha, com 1,549 milhão de novos fãs (crescimento de 11%). O levantamento conta com as 50 seleções que já disputaram uma edição da Copa do Mundo da Fifa.
Top 5
A seguir vieram Colômbia (1,469 milhão), Inglaterra (1,424 milhão) e Argentina (1,34 milhão). Ou seja, justamente os finalistas de Euro e Copa América mais a Turquia formaram o top 5.
Essas cinco equipes somaram mais de 7 milhões de novos seguidores desde o início das competições. Esse resultado corresponde a 53% dos mais de 14 milhões de inscritos entre os perfis oficiais das 50 seleções analisadas.
O time turco, que chegou às quartas de final da Euro, deveu seu bom desempenho ao Instagram, responsável por 67% dos novos seguidores. No TitkTok, a Turquia viu um aumento de 100% em sua base de fãs.
Espanha
A Espanha também teve melhor desempenho no Instagram, responsável por 70%, ou 1 milhão dos novos seguidores da Fúria.
Com estss ganhos, a base digital da equipe chegou a 15,8 milhões de inscrições em seus perfis oficiais.
Colômbia
A Colômbia se destacou ao liderar o crescimento entre as seleções no Instagram (1,2 milhão de novos inscritos), no X (75 mil) e no Facebook (200 mil), neste último dividindo a liderança com a Argentina.
Como consequência, a Colômbia atingiu a marca de 16,9 milhões de inscritos na somatória total de suas contas digitais.
Inglaterra
A Inglaterra, vice-campeã da Euro, registrou seu melhor desempenho no Instagram (793 mil novos inscritos) e no TikTok (500 mil), o que representou 91% de todo o ganho inglês.
O English Team também se destacou ao figurar como o segundo maior crescimento no YouTube (70 mi) e no X (62 mil).
Com esses resultados, a Inglaterra desbancou o Brasil e agora figura na 2° posição no ranking global de inscrições em redes sociais entre seleções de futebol com maiores bases digitais do mundo com 40,5 milhões de inscrições em seus perfis oficiais.
Argentina
A Argentina fecha o top 5 de seleções que mais somaram novos fãs em seus perfis. A atual bicampeã da Copa América viu 80% do seu ganho vindo do Instagram, o que contribuiu para que a seleção atingisse a marca de 14,5 milhões de inscritos na plataforma, e de 27 milhões de inscrições na somatória total de suas mídias digitais.
Brasil
Com campanha discreta na Copa América, na qual obteve uma vitória e três empates, sendo eliminada nos pênaltis para o Uruguai nas quartas de final, a seleção brasileira figurou no 11° lugar dos maiores crescimentos ao somar apenas 307 mil novos seguidores entre suas plataformas oficiais
Desse número, 98% vieram do Instagram. Apesar do desempenho técnico na Copa América, é importante ressaltar que a CBF não conta com um perfil oficial no TikTok por conta do patrocínio do concorrente Kwai à entidade.
Na comparação com as demais seleções no mundo, o Brasil continua possuindo a maior página no Facebook, com 12 milhões de inscritos, a segunda maior conta no Instagram (17,8 milhões) e o terceiro maior canal no YouTube com 1,7 milhão de inscritos, (atrás de França e Inglaterra).