Ministério do Desenvolvimento divulga trabalho do trabalho do Cadastro Único de Campo Grande

O resultado do trabalho realizado pela equipe de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que esteve em Campo Grande semana passada para acompanhar o trabalho dos técnicos do Cadastro Único, já pode ser conferido nas plataformas do Ministério, que divulgou o material nesta terça-feira (18) e também pelas redes sociais da Secretaria de Assistência Social (SAS).

As histórias gravadas em Campo Grande fazem parte de uma série de cinco vídeos, além de matéria no site do MDS, que mostram o trabalho da Assistência Social por meio da Busca Ativa em várias regiões do país. Campo Grande foi a única representante da região Centro-Oeste.

De acordo com o jornalista Breno Barroso Pereira e o videomaker Helano Stuckert, que registraram o cotidiano de três famílias da Capital beneficiárias de programas do Governo Federal, a ideia também é veicular o vídeo em todo o país e uma negociação já estaria em andamento com a Band nacional.

O material que aborda a Busca Ativa realizada pelas equipes do Cadastro Único de Campo Grande tem como foco as famílias pertencentes a grupos como indígenas, quilombolas e com membros beneficiários do BPC e pessoas com dificuldade de locomoção.

O secretário de Assistência Social, José Mário Antunes, afirma que, mesmo antes do Governo Federal ter criado o Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (PROCAD-SUAS), estabelecendo um repasse de recurso adicional aos municípios para o financiamento de ações que auxiliem na Busca Ativa, a administração municipal sempre teve como prerrogativa, um olhar humanizado e o trabalho pelo próximo, realizando ações pontuais nos finais de semana para atender às comunidades situadas distantes dos Cras.

“Trabalhamos com muita responsabilidade, amor e respeito pelas pessoas que dependem de nós. Dessa forma a Assistência Social consegue atender àqueles que mais precisam”, disse.

O trabalho desenvolvido pelos técnicos do CadÚnico da Capital se tornou referência nacional após visita da representante do MDS, Ieda Castro, na 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, que aproveitou a ocasião para conhecer a estrutura do Cadastro Único implantada pela Prefeitura de Campo Grande nos Cras da Capital.

Atualmente, o CadÚnico está presente em 27 unidades da SAS, além da Secretaria Municipal da Juventude. Essa estrutura possibilita trabalhar a visita domiciliar de modo mais organizada e com foco no território.

Para conferir o material produzido em Campo Grande, basta acessar os seguintes links:

Ministério do Desenvolvimento:

https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/busca-ativa-garante-inclusao-de-1-3-milhao-de-lares-no-bolsa-familia

Também pode ser visto nas Redes Sociais da SAS, por meio do perfil SAS CG, no Facebook ou pelo @sascgms, no Instagram.

Fonte: Portal da prefeitura municipal de Campo Grande

VÍDEO
PUBLICIDADE
COLUNISTAS
PREVISÃO DO TEMPO
Campo Grande
17°C
63% 75% 5m/s 150deg
PUBLICIDADE​
APOIO
ÚLTIMAS